top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

ABL faz encontro intercontinental histórico de lexicografia


Encontro foi promovido pela ABL de forma virtual

Em plena pandemia de coronavírus, a Academia Brasileira de Letras realizou nesta segunda-feira, 19, um encontro considerado histórico para a preservação das línguas de origem latina. Seis importantes academias de letras participaram, de forma inédita, do I Encontro de Lexicografia da Academia Brasileira de Letras com Academias de Línguas Latinas.


Dirigida pelo presidente da ABL, Marco Lucchesi, a reunião intercontinental, realizada de forma virtual, contou com as participações da Real Academia Española, da Academia Argentina de Letras, da Real Academia Gallega, da Academia Rumana de Letras e da Accademia Della Crusca.


Esta última instituição, provavelmente a mais prestigiosa por sua antiguidade - foi fundada em Florença, em 1583 - e por seu empenho em manter a pureza da língua italiana original, publicou em 1612 a primeira edição do Vocabolario della língua italiana, que serviu como exemplo lexicográfico para as línguas francesa, espanhola, alemã e inglesa.

Sede da Accademia Della Crusca, em Firenzi

A Accademia Della Crusca foi representada no encontro promovido pela ABL por seu presidente, Claudio Marazzini, que se referiu ao evento como uma "iniciativa extraordinária e genial" de Marco Lucchesi. Ele enfatizou a necessidade de preservação das línguas latinas frente à presença mundial do inglês como a "língua dominante".


Segundo Lucchesi, essa primeira reunião virtual, com duração de duas horas, que serviu para as instituições apresentarem as suas principais iniciativas e desafios no campo da lexocologia e da lexicografia, é apenas um primeiro passo. "Haverá, no decorrer do tempo, aprofundamentos metodológicos e científicos", disse o presidente da ABL.


"O encontro inédito de hoje responde pela missão da língua na Academia Brasileira de Letras tão bem representada pelo acadêmico Evanildo Bechara. Foi o primeiro passo e também um gesto histórico que reúne pela primeira vez os setores de lexicologia e lexicografia das academias envolvidas. Um percurso importante no momento em que as instituições trabalham como podem para enfrentar a pandemia e não deixar de lado suas obrigações sociais, artísticas e intelectuais", explicou Lucchesi.

Marco Lucchesi, presidente da ABL, e Claudio Marazzini, presidente da Accademia Della Crusca

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page