top of page

Ação alerta para desaparecimento de menores em ônibus e terminais

Durante o período de festas de fim de ano, verão e férias escolares é preciso redobrar a atenção e o cuidado para evitar o desaparecimento de menores. Por isso, a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), por meio do Programa SOS Crianças Desaparecidas, iniciou uma ação com o objetivo de prevenir e informar sobre esse tema. A ação é uma parceria do Governo do Rio de Janeiro com o RioÔnibus e com a OnBus.

A campanha foi lançada neste domingo (24/12), véspera de Natal, e vai até o dia 7 de janeiro, exibindo nos ônibus e terminais da Região Metropolitana um vídeo informativo com dicas preventivas para evitar novos desaparecimentos de crianças e adolescentes.


Em 27 anos, quase 4 mil localizados


O banco de dados do Programa SOS Crianças Desaparecidas, que possui 27 anos, já registrou 4.307 casos. Até o momento, 3.753 pessoas sem localizacao definida foram localizadas, o que representa um sucesso de mais de 86% nas ações do programa. Este ano, foram identificadas 90 localizações, permanecendo ainda 11 casos de desaparecimentos em aberto. Ao todo, são 101 casos de desaparecimentos acompanhados até o momento em 2023.


"As parcerias são fundamentais para a mobilização da sociedade e para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos. O grande objetivo do SOS Crianças é reduzir, ao máximo, o número de casos ao ponto de atuar prioritariamente em ações de prevenção. Esperamos alcançar expressiva divulgação das dicas por meio desta parceria de sucesso com o Rio Ônibus e a OnBus", comenta Luiz Henrique Oliveira, gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas da FIA-RJ.


Para João Gouveia, presidente do RioÔnibus, a parceria anual com a Fundação é mais uma contribuição do sindicato com a sociedade carioca.


"Nosso papel vai muito além de transportar pessoas, priorizamos e prezamos também pela segurança de todos. Ao divulgar as diretrizes de prevenção ao desaparecimento nos painéis dos terminais e nas TVs internas dos ônibus, conseguimos conscientizar mais de 3 milhões de pessoas. Assim, contribuímos para uma cidade mais harmônica e um final de ano mais tranquilo para as famílias", afirmou.


Como registrar um desaparecimento


Tão importante quanto a prevenção, é saber como proceder em um possível caso de desaparecimento. A Lei n° 11.259/2005 (Lei da Busca Imediata) diz que a investigação do desaparecimento de crianças e adolescentes será realizada imediatamente após a notificação dos órgãos competentes. Caso uma criança desapareça, procure imediatamente a delegacia mais próxima de sua residência e registre a ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas.


A FIA oferece apoio às famílias na elaboração e divulgação de vídeos e cartazes das crianças desaparecidas; divulgação com a grande rede de parceiros na mídia e nas redes sociais, além do atendimento psicossocial. Após a localização, o apoio é continuado por meio de atendimento psicossocial e dos encaminhamentos necessários para as outras políticas (saúde e educação, entre outros).


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page