top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Acierj fecha termo de cooperação para auxiliar empreendedores

Para garantir que seus associados possam se planejar e investir em empreendimentos mais seguros e com maior perspectiva de sucesso, a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), com sede em Niterói , firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Paraná Pesquisas. O objetivo é poder oferecer a empresários, comerciantes , empreendedores ou mesmo quem quiser montar um novo negócio a possibilidade de entender melhor o seu mercado, através de pesquisas mercadológicas.

Foto: Igor Paesler / Divulgação / Acierj

Entre outras coisas, a pesquisa é importante para definir ou orientar com mais precisão o tipo de negócio ou melhor local e forma de um estabelecimento ter êxito baseado em dados concretos e estatísticos .


De acordo com o Presidente da Acierj Igor Baldez, Niterói vive um momento ímpar em vários setores e a ideia é fazer com que não só empresários , mas investidores possam ter um olhar diferenciado para a cidade . Ele lembra que é importante que o setor privado acompanhe os movimentos feitos pela esfera municipal que podem ajudar a alavancar a economia do município .


Baldez destaca como exemplo dentre outras coisas, a revitalização do Centro de Niterói, que terá investimentos de R$ 90 milhões e inclui reforma no entorno do Mercado São Pedro, Praça Arariboia , Visconde do Rio Branco e Gragoatá e da área do Parque Esportivo da Concha Acústica. Ele reitera que , como a expectativa é que como as obras deverão ser concluídas no centro, ainda no primeiro semestre de 2024 já com uma estimativa do município de gerar entre 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos, é importante que o empresariado esteja preparado .


“ É uma grande honra termos um instituto renomado nessa parceria. Nosso objetivo na verdade é trazer os dados de formatação de pesquisa para aplicarmos junto com o que o poder público está fazendo na melhora do município. Isso implica o comércio de uma forma geral incluindo os comércios de bairros o alinhamento com centro de Niterói e todas as cadeias que são produtivas na cidade, como por exemplo a indústria naval, área de saúde, tecnologia o que é muito importante e trabalhar junto com a proposta de cidades inteligentes. Nada mais pertinente do que trazer a Paraná Pesquisa . Vamos fornecer esses dados tanto para o poder público como para a inciativa privada para tomadas de decisões de políticas públicas, empresariais e comércio em geral “, explica Igor Baldez .


Ele acrescentou ainda que, com a parceria, a Acierj fica habilitada a representar o Instituto no estado e estará atuando e intermediando de acordo com a demanda explicando que empresários e micro podem entrar em contato com a representação comercial que intermediará pesquisas mercadológicas para seus associados , para investimentos em negócios mais certeiros com base nas análises


De acordo com Murilo Idalgo , Diretor da Paraná Pesquisa, muitas pessoas montam seus negócios e dois meses ou três meses depois vão mudando a característica porque não pesquisaram o tipo de local ou empreendimento que aquele bairro ou rua necessitava


“ É de fundamental importância o início de um trabalho nessa Região. A nossa entrada nessa área é uma troca de experiências importante para contribuirmos tanto com pesquisas de opinião pública quanto mercadológicas. Hoje é muito difícil empreender sem pesquisa e no escuro. A probabilidade de dar errado é muito grande. Com a pesquisa a probabilidade de dar certo é muito maior. Através dessa parceria a intenção é mostrar também para aqueles que são pequenos e micro, que são os que mais sofrem, que eles podem fazer sua própria pesquisa .Não vai ser tão boa quanto a de uma empresa, mas através dessa parceria quem não tem condições de contratar receber uma orientação para que possa entender para que possamos ajudar. A chance de um negócio ter muito sucesso é muito maior para quem empreende com pesquisa “, afirma o diretor .


Luiz Paulino Moreira Leite, presidente do conselho da Acierj e secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, pontua que a cidade como muitas outras do País, sofreu um esvaziamento econômico há mais de 20 anos por conta de uma série de fatores, e que nos últimos anos, sofreu ainda com a pandemia. Mas, segundo ele, o município une forças para alavancar a economia em várias frentes .


“Niterói está de olho e sempre a frente. A revitalização do Centro que foi por onde Niterói começou, abre esse enorme leque. O bairro perdeu moradores e comércios, mas tem um enorme potencial. A infraestrutura que será ampliada trará muitos e novos investimentos e possibilidades. Nesse momento é muito importante que os empreendedores sejam eles pequenos, médios ou grandes, fiquem atentos ao que podem fazer. As oportunidades não estarão só no Centro da cidade . Teremos o Mercado Municipal, a indústria Naval entre outras chances. Cada bairro tem uma característica . Costumo sempre dizer que o empreendedor antes de montar seu negócio precisa saber ao certo se o que ele pretende está de acordo com as necessidades do bairro ou local . A pesquisa é uma grande possibilidade de investir e ampliar com mais certeza“, aconselha Paulino.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page