top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Ações sustentáveis marcam dia do meio ambiente na cidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e, em Niterói, a programação especial em homenagem à data começou nesta sexta-feira (3/6), e segue até o próximo dia 12. A abertura das atividades coordenadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS), será marcada pela conexão à rede de esgoto das primeiras residências ocupadas por famílias beneficiárias do Cadastro Único, e que vivem em áreas que têm influência no sistema lagunar de Niterói.

Região Oceânica / Divulgação

O prefeito Axel Grael reforçou que Niterói está desenvolvendo uma série de ações para proteger e renovar o ecossistema das lagoas de Niterói, como a implantação do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, as obras de drenagem e pavimentação em vários bairros da Região Oceânica e a renaturalização da bacia do Rio Jacaré.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Rafael Robertson, enfatizou que as famílias contempladas não precisarão pagar pela obra de integração ao sistema, e que os donos dessas residências também serão incluídos na tarifa social de água e esgoto.


“A meta da Secretaria de Meio Ambiente é que, após a implantação da regularização de todas as ligações, 10 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados mensalmente nas lagoas de Piratininga e Itaipu”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson, lembrando que o programa Ligado na Rede é realizado em parceria com a concessionária Águas de Niterói, e tem como meta em seu braço social fazer a ligação de 100 imóveis até o fim do ano.


A abertura oficial da Semana de Meio Ambiente, aconteceu na Praia do Sossego, contará, ainda, com o anúncio da adesão de cinco escolas da rede municipal de ensino ao programa internacional de educação ambiental Eco-Escolas, que confere a premiação Green Flag (Bandeira Verde) às unidades que tiverem o melhor desempenho.


Também na sexta-feira (3/6), produtores agroecológicos de Niterói participaram de uma feira durante a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). No domingo (5/6), haverá ação de limpeza da Lagoa de Piratininga, com participação de pescadores e distribuição de mudas no Horto do Fonseca. Também estão programados plantios de mudas nas restingas de Camboinhas e Itacoatiara.


A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser conferida no site.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Kommentare


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page