top of page

Advogados trabalhistas homenageados por sindicalistas e OAB

Advogados trabalhistas foram homenageados, nesta quarta-feira (14), durante um evento promovido pelo Fórum Intersindical do Leste Fluminense e a subseção niteroiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A iniciativa visa reconhecer os serviços prestados pela categoria em defesa de trabalhadores de diferentes áreas de atuação.


Ao todo, 13 profissionais foram homenageados durante a cerimônia, realizada na sede da OAB Niterói, no Centro. Durante o evento, houve a entrega de placa de reconhecimento pela trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores através do apoio às lutas travadas por diversos sindicatos da região. Lideranças sindicais e advogados também discursaram em defesa de uma legislação trabalhista que defenda, verdadeiramente, os trabalhadores.


Coordenador do Fórum Intersindical do Leste Fluminense, José Juvino Silva, afirmou que a iniciativa busca reconhecer a importância dos advogados para a efetivação do trabalho realizado pelos sindicatos.


"Na luta sindical, as questões políticas são feitas pelas lideranças dos sindicatos, enquanto os advogados têm o papel fundamental nas questões jurídicas. Sob qualquer ameaça de prejuízo à CLT, à Constituição ou às convenções coletivas, o advogado, orientado pela diretoria do sindicato, faz a defesa dos trabalhadores", afirmou.


O advogado Cesar Doria, ex-presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (AFAT), destacou a importância de que os advogados trabalhistas estejam alinhados com as pautas dos sindicatos.


"Essa é uma homenagem aos advogados mais antigos ligados ao movimento sindical com uma militância relevante no Leste Fluminense. A gente sabe que os sindicatos dos trabalhadores estão em cima da CLT, então, há uma necessidade de ter um corpo jurídico atuante, inclusive, ligado ideologicamente ao movimento sindicalista. Existe essa necessidade porque, do outro lado, está o patrão, muito mais bem preparado e com bons advogados. O papel do advogado do movimento sindical é incorporar essa vontade de estar na luta em defesa dos trabalhadores", afirmou.


O presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, também reafirmou a importância dos sindicatos no cenário político e econômico.


"É através do sindicato que os trabalhadores conseguem resolver os conflitos entre a mão de obra e o capital. A reforma trabalhista teve como intenção tirar a vida dos sindicatos, mas com a chegada do novo governo, acredito que os sindicatos voltarão a ter uma relevância no cenário nacional para dirimir os conflitos entre trabalhador e empregador", disse.


Fórum vai encaminhar propostas ao governo federal


O coordenador do fórum intersindical, José Juvino Silva, também afirmou que a organização tem discutido pautas relevantes para as categorias e que encaminhará um documento com sugestões ao futuro governo do presidente Lula (PT). Apesar de ainda estarem em discussão, as propostas estão focadas, principalmente, em ampliar as formas de comunicação com os trabalhadores.


"É inadmissível que o movimento sindical não tenha meios oficiais para falar com o trabalhador, como uma rádio ou até mesmo um canal de televisão. Através disso, poderemos falar aos trabalhadores, com uma linguagem que ele entenda, sobre assuntos que são de seu interesse", adiantou.


Manoel Vaz de Lima, que também é coordenador e um dos fundadores do Fórum Intersindical do Leste Fluminense, afirmou que outra medida a ser levada ao governo federal é a 'reforma da reforma trabalhista'.


"Essa é uma pauta que estamos colocando em discussão nas bases, começando pelos municípios onde atuamos, buscando envolver toda a sociedade. Precisamos ampliar esses diálogos para mostrar ao governo federal o que nos afeta hoje e o que é importante que seja mudado. Assim, poderemos propor uma reforma da reforma trabalhista, que beneficie quem é atingido por ela. As mudanças precisam acontecer de baixo pra cima. Vejo que temos a oportunidade de fazer, porque teremos um governo que tem esse compromisso de participação popular", pontuou.

300x250px.gif
728x90px.gif