top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Agência cubana Prensa Latina sofre ataque cibernético


Havana (Prensa Latina) - A Agência de Informação Latino-Americana Prensa Latina informou neste domingo (17/03) a perda de seu canal no YouTube, Prensa Latina TV, como resultado de um ataque cibernético.

Segundo um comunicado da agência internacional de notícias sediada nesta capital desde a sua fundação, há quase 65 anos, o fato ocorreu na véspera, quando a conta de email associada ao canal foi hackeada e as suas credenciais de acesso e recuperação foram modificadas.

A Prensa Latina perdeu assim o seu canal no YouTube. Em seu lugar surge agora uma empresa americana chamada MicroStrategy, com dados de data de abertura do canal, visualizações e assinantes acumulados semelhantes aos da Prensa Latina TV.

Desde a sua criação em 2012, o extinto canal acumulou 64.500 assinantes, com um crescimento dinâmico em 2023, quando começou com 21.000 e fechou com 53.379, com um total de 9.669.000 visualizações, contra 812.738 em 2022.

Segundo estatísticas fornecidas pelo YouTube, a Prensa Latina TV registrou 1.491 novos assinantes em janeiro deste ano, 601.800 visualizações totais, com 797.500 minutos de visualização.

Ao salientar que estes e outros avanços refletem a consolidação da Prensa Latina como voz do Sul Global, a agência ratifica o seu compromisso com o serviço da verdade, consistente com os princípios e objetivos fundadores de 16 de junho de 1959.

Ao mesmo tempo, indica o comunicado, a agência espera que a empresa norte-americana de informática Google investigue o ocorrido e adote as medidas necessárias para recuperar o canal atacado em violação às regras mais básicas de funcionamento da Internet.


Agência reafirma compromisso com o Sul Global

A solidez da Agência Latino-Americana de Informação Prensa Latina no cenário midiático internacional a torna alvo de ataques de grupos hegemônicos globais, considerou seu presidente, Luis Enrique González. Após a notícia do ataque cibernético a este meio de comunicação anunciada hoje, González confirmou aos jornalistas da agência que ninguém silenciará a voz da Prensa Latina, que há 65 anos está em nome do Sul Global.

Nas suas declarações, o presidente do organismo jornalístico referiu-se ao amplo posicionamento do portal atacado –Prensa Latina TV-, que, em analogia com o famoso romance Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, “é um sinal de que estamos cavalgando... "

O presidente da Prensa Latina lembrou que esta não é a primeira tentativa de desestabilização contra a agência que ao longo da sua história enfrentou ameaças e atos hostis.

A este respeito, González mencionou que documentos desclassificados da Agência Central de Inteligência (CIA) e do Federal Bureau of Investigation (FBI), ambos norte-americanos, consideravam que a Prensa Latina era uma das armas mais perigosas nascidas em Cuba.

Da mesma forma, a publicação digital Summary Latinoamericano e os comunicadores Florencia Lagos e David de la Paz se manifestaram em repúdio ao ataque informático.

Na ilha caribenha, o presidente da Casa de las Américas, Abel Prieto, juntou-se à denúncia numa mensagem de solidariedade publicada na rede social X.

O intelectual cubano afirmou que é a resposta típica do fascismo aos que defendem a verdade e as causas populares.

Com o apelo à oposição ao fascismo, Prieto condenou o ato, que ataca um meio de comunicação que defende as causas justas do povo, quase sempre silenciado pelos empórios mediáticos globais.

O conselho de administração do importante meio de comunicação, que tem correspondentes em mais de 40 países e gera cerca de 400 notícias diariamente, ratificou o seu compromisso como Voz do Sul Global, consistente com os seus princípios fundadores.

O astuto ataque no ciberespaço revela a consolidação da Prensa Latina no cenário midiático internacional, afirma o comunicado que insta o gigante corporativo Google a investigar o ocorrido e tomar medidas para restabelecer seu portal YouTube.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page