top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Agenda climática de Niterói tem reconhecimento internacional


A Prefeitura de Niterói recebeu o reconhecimento do Global Covenant of Mayors for Climate & Energy - Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) pelos esforços do município para a redução do impacto de mudanças climáticas. A partir dos dados enviados ao Sistema Unificado de Reporte CDP-ICLEI em 2020, a instituição concedeu duas medalhas de reconhecimento à cidade: azul (mitigação) e verde (adaptação às mudanças climáticas). No Estado do Rio, além de Niterói, apenas o Rio de Janeiro, Quissamã, Mesquita e Rio das Flores fazem parte do pacto.


ree
Reprodução

À medida que Niterói for implementando seus compromissos climáticos, o progresso vai sendo reconhecido por um sistema de medalhas compartilhadas com a comunidade global. O município já desenvolveu e apresentou a Avaliação de Risco Climático e Vulnerabilidade e o Inventário de Emissões de Gases Estufa.


Fogo em florestas, tempestades e dias extremamente quentes estão entre os riscos climáticos mapeados como mais altos. A emissão por transportes aparece como fator de maior concentração de emissões. O número de carros na cidade aumentou 28% nos últimos 10 anos, o que significa que há um carro para cada três habitantes. Esse desafio está sendo enfrentado com as diretrizes do novo Plano Diretor e do Plano de Mobilidade, e com projetos estruturantes voltados para a mobilidade sustentável, a expansão do transporte público e o fortalecimento da mobilidade ativa.


O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, explica que Niterói é uma cidade privilegiada por suas belezas naturais, porém pode se encontrar em estado de vulnerabilidade climática.


"Precisamos repensar o uso e a ocupação do solo niteroiense, realizando uma política de prevenção e adaptação da cidade aos eventos extremos. A elevação do nível do mar, bem como fortes chuvas e estiagens são cada vez mais frequentes e com projeções de maior intensidade nas próximas décadas. Com a implantação de um fórum municipal de mudanças climáticas, parcerias público-privadas com instituições nacionais e internacionais, uma gestão integrada das diversas secretarias de governo, o fortalecimento do atual Plano Diretor da cidade, sobretudo no que tange às ações sobre mudanças climáticas, entre outros, serão os principais norteadores da nossa secretaria. Além é claro de ações e projetos pragmáticos e já iniciados inclusive com a UFF, buscaremos mitigar os Gases de Efeito Estufa (GEEs) através de novos formatos de recursos energéticos, como também sobre a mobilidade urbana”, explicou.

ree
Divulgação / Prefeitura de Niterói

Em 2017, a Prefeitura de Niterói recebeu o selo de elaboração do inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE), concedido pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). Em fevereiro deste ano, Niterói se tornou o primeiro município do Brasil a ter uma secretaria municipal do Clima.


O compromisso de Niterói com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) conecta a cidade à maior aliança global comprometida com a liderança climática das cidades, com base no compromisso de mais de 10.500 governos locais de seis continentes, representando mais de 900 milhões de cidadãos em todo o mundo.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page