Agosto Lilás tem enfrentamento à violência contra a mulher
O Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, será marcado por uma série de ações do Governo do Estado, além das comemorações dos 18 anos da Lei Maria da Penha e 5 anos da Patrulha Maria Penha, da Polícia Militar. Serão realizadas atividades na praia, palestras em escolas, ação social para serviços e diversas campanhas de conscientização.
"Este será um mês para intensificar as ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Uma causa, um compromisso público que mobiliza o Governo do Estado o ano todo. Nos últimos meses, temos trabalhado para, cada vez mais, unir todos os segmentos da sociedade no enfrentamento às violências numa só rede. É nosso compromisso erradicar essas práticas e construir uma sociedade mais justa, igualitária e segura para todas e todos", ressaltou a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar.
O Programa Empoderadas preparou um aulão gratuito para o público feminino, na sexta-feira (2/8), nas areias de Copacabana, no posto 5. As mulheres puderam aprender técnicas de leitura corporal para desvencilhamento, com o intuito de orientá-las como se proteger em situações de risco. Também foram oferecidas sessões de massoterapia. O Empoderadas tem 63 polos em diferentes regiões do estado do Rio, com uma rede de apoio multidisciplinar, gratuita, voltada à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Neste sábado (3/8), a Secretaria da Mulher realizou uma ação, em parceria com o programa Cidade Integrada, no Jacarezinho. Foram oferecidos atendimento para isenção de taxa de documentos, palestras e debates sobre a violência contra a mulher.
A Fundação Leão XIII vai levar para as ações sociais o projeto 'Mulheres da Leão', durante todo o mês de agosto, nos mutirões dos fins de semana. Além dos serviços de isenção para segunda via de documentos, serão distribuídos materiais informativos para intensificar a conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, tema da campanha Agosto Lilás.
Conscientização no metrô e escolas
Nos dias 9, 16 e 27 de agosto, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, com apoio do MetrôRio, fará uma ação de conscientização e informação sobre o enfrentamento à violência na estação Carioca, no Centro. Também serão realizadas rondas nos vagões femininos levando atendimento e orientação às passageiras.
"Estamos trabalhando para que as mulheres se sintam mais seguras e acolhidas. Nossa busca é por uma sociedade melhor e a conscientização é a porta de entrada para evitar novos casos de violência contra a mulher", afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Rosangela Gomes.
No dia 16 de agosto haverá uma palestra no Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Centro do Rio. A iniciativa é uma parceria com o Ministério Público do Rio.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comments