Água contaminada: Cedae paralisa sistema que abastece Niterói
A Cedae paralisou nesta quarta-feira (3/4), às 5h59, a operação no sistema Imunana-Laranjal, que abastece de água tratada as cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio; parte de Maricá, no Leste Fluminense; e a Ilha de Paquetá, na capital. O produto químico tolueno foi encontrado na água captada para tratamento. Uma equipe de emergência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi ao local para tentar identificar a origem do poluente.
Em nota conjunta com o Inea, a Ceade explica que a suspensão do serviço se deu "em razão de alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação".
"A Cedae e o Inea tranquilizam a população de que não há risco de a substância chegar às residências, porque a captação só será retomada quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano", afirma o texto.
A Companhia também informou que monitora, de hora em hora, a qualidade da água, por meio do Laboratório Biológico de Rastreamento Ambiental (Libra). Na quarta-feira (3/4), os níveis de tolueno medidos foram de 59 micrograma/l. A resolução Conama 357 permite 2 micrograma/l e a Portaria de Potabilidade 888 permite 30 micrograma/l.
De acordo com nova medição realizada na manhã desta quinta-feira (4/4), o nível do contaminante baixou um pouco. Mas, para garantir a segurança das pessoas, o sistema só será reaberto quando a água estiver totalmente adequada para consumo humano.
Sem prazo para que o sistema volte a operar, a orientação da Ceade é para que a população faça uso consciente da água, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
O que é tolueno?
Também conhecido como metilbenzeno (methybenzene, em inglês), é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado.
Apesar de ser comumente utilizado como matéria prima de solventes orgânicos em colas e tintas, também está presente na fórmula de outros produtos como borracha, removedores, agentes de limpeza, fumaça de cigarro, cosméticos (esmaltes de unha) e removerdores de manchas, entre eles.
A maior parte do tolueno lançada no meio ambiente é oriunda do uso da gasolina e do refinamento de petróleo.
Efeitos nocivos à saúde
O tolueno pode afetar seriamente o sistema respiratório. Ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido para os pulmões e para a corrente sanguínea. Os riscos dependem da intensidade e duração da exposição. Em casos de baixa exposição poderá ocorrer irritação dos olhos e garganta, alérgia pelo contato com a pele ou inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.
Com doses mais altas, pode provocar sintomas graves, como náusea, anorexia, confusão, hilaridade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação e narcose. A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o tolueno no grupo 3 – não carcinogênico, mas sabe-se que ele é neurotóxico.
Em razão da toxicidade, algumas empresas estão retirando o tolueno de seus produtos e substituindo por outras substâncias menos nocivas à saúde.
Comments