top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Agência Mundial Antidoping acusa EUA de permitir que atletas atuem dopados


ree
(Reprodução/WADA)

A Agência Mundial Antidoping (WADA) publicou, nesta quinta-feira (8), uma nota oficial expondo um esquema da USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) de violação ao Código Mundial Antidoping. "É irônico e hipócrita", disse a WADA.


A exposição da agência de fiscalização norte-americana aconteceu um dia após a Reuters publicar uma reportagem sobre "atletas disfarçados" que competiram em alto nível entre 2011 e 2014, em eventuais conflitos envolvendo as agências antidoping.


A reportagem conta que, durante o referido período, a USADA violou o código global e permitiu que vários atletas que ela havia flagrado continuassem competindo sob o pretexto de seguirem sem sofrer sanções em troca de informações sobre outros infratores.


Segundo o texto, a agência norte-americana reafirma a necessidade da tática e continua a defendê-la, enquanto a agência mundial diz que é contra o código global que esses atletas, em eventuais vantagens, sigam competindo, vencendo e angariando premiações, inclusive em dinheiro, em troca de supostas informações, sem ao menos serem processados.


Nesta quinta-feira, após a repercussão da reportagem, a WADA publicou uma declaração afirmando que a USADA "ameaçou a integridade da competição esportiva" e sabia que estava violando as regras.


Ainda conforme a agência global responsável pela fiscalização do doping, ao contrário do que afirmou a USADA, a WADA disse que "não aprovou essa prática de permitir que trapaceiros de drogas competissem por anos com a promessa de que tentariam obter evidências incriminatórias contra outros".


A Agência Mundial Antidoping afirmou que está ciente de que pelo menos três atletas cometeram violações graves das regras.


"Em um caso, um atleta de elite, que competiu em eliminatórias olímpicas e eventos internacionais nos Estados Unidos, admitiu ter tomado esteroides e EPO, mas foi autorizado a continuar competindo até a aposentadoria. Seu caso nunca foi publicado, os resultados nunca foram desqualificados, o prêmio em dinheiro nunca foi devolvido e nenhuma suspensão foi cumprida", exemplificou a WADA, em nota.


Em sua declaração oficial, a Agência Mundial Antidoping questionou como um atleta deve se sentir sabendo que competia de boa-fé contra outros atletas trapaceiros e manipulados pela USADA.


"É irônico e hipócrita que a USADA grite quando suspeita que outras organizações antidoping não estão seguindo as regras à risca, enquanto não anunciou casos de doping por anos e permitiu que trapaceiros continuassem competindo, na remota possibilidade de que pudessem ajudá-los a pegar outros possíveis violadores", rebateu a WADA.


O que disse a agência norte-americana

À Reuters, a USADA defendeu a permissão para que os infratores da regulação antidoping competissem em prol de atuar como informantes secretos. Segundo a nota da agência norte-americana, as informações serviram para que policiais federais dos EUA agissem sobre um esquema de tráfico de pessoas e drogas.


O presidente-executivo da USADA, Travis Tygart, disse à Reuters que a estratégia é uma forma "eficaz de lidar com esses problemas maiores e sistêmicos".


Da Sputnik Brasil

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page