top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Ailton Krenak declara Maricá cidade-irmã dos povos indígenas

Ailton Krenak, escritor, filósofo e primeiro imortal indígena da Academia Brasileira de Letras(ABL), declarou Maricá como a cidade-irmã dos povos indígenas durante a celebração “Brasil Cocar”, realizada na última sexta-feira (26/4) no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), na Mumbuca. Ao lado de lideranças das aldeias Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita) e Tekoa Ara Hovy(Céu Azul), da etnia Guarani, o imortal indígena foi o convidado especial do evento organizado pela Prefeitura de Maricá, que encerrou as comemorações do mês dos Povos Indígenas.

ree
Foto: Gabriel Ferreira / Prefeitura de Maricá

“Maricá abraçou a cultura indígena e apoiou para que eles possam prosperar e fazem parte de uma constelação de aldeias que está no país inteiro. Maricá é uma estrela dessa constelação. É uma cidade-irmã de todas as aldeias indígenas que ela quiser se declarar irmã. Viva! Vocês podem incluir essa novidade em sua bandeira e ser uma cidade-irmã de todos os territórios que quiserem conviver”, declarou Krenak, que recebeu de presente o livro “Yuyrupa – a sabedoria Mbya Guarani, desconstruindo preconceitos e transformando Maricá”, elaborado por crianças que vivem nas duas aldeias.


O escritor se disse surpreso com as iniciativas de coletividade do povo de Maricá e ressaltou que a cidade pode ser um farol na relação com os municípios e estados vizinhos.


“Estou muito honroso em poder fazer parte desse coletivo que prestigia o mês dos Povos Indígenas. Viva esse município que investe na educação e na cultura, além de tudo que recebe todos os tipos de povos de braços abertos”, completou.


O evento contou com feira de artesanato e exposição e venda de peças e acessórios produzidos por indígenas das duas aldeias do município. O coral da aldeia Mata Verde Bonita, com 14 indígenas, entre crianças, adolescentes e adultos, fez a abertura da cerimônia.


“É muito grandioso saber que em Maricá somos valorizados e reconhecidos. O povo indígena tem uma linda história e não foram os portugueses que descobriram o Brasil e, sim, os índios que aqui já estavam. Continuaremos lutando para que a coletividade fale mais forte, pois o Brasil será melhor para todos se plantarmos a coletividade. Maricá é uma cidade diferente, uma cidade coletiva e que tem nome indígena. Obrigada por acreditarem na cultura e na arte do nosso povo”, disse Darcy Tupã, liderança indígena da aldeia Mata Verde Bonita.


O cacique da aldeia Céu Azul, Vanderlei Weraxunu, destacou a importância e a oportunidade do evento para o seu povo.


“Quando estamos presentes para poder conversar com vocês e repassar nossas histórias, lutas e conhecimentos, isso nos fortalece. Agradeço muito por esse evento e a Maricá, que é o único município do Brasil que abraçou a causa e nos aceitou. Aqui sentimos que temos oportunidade e liberdade de expressar nossas ideias e sentimentos”, destacou.


A cerimônia contou com a presença do secretário de Cultura, Leandro Dasilva; o subsecretário de Direitos Humanos, Leandro Lima; e a coordenadora indígena do município, Maria Oliveira.


Responsável pelo enredo da Escola de Samba Salgueiro, Igor Ricardo falou um pouco sobre como foi a concepção do Carnaval 2024, que retratou a luta do povo Yanomami e o impacto das ações do homem na vida dos indígenas. A presidente da escola mirim Aprendizes do Salgueiro, Mara Rosa, destacou a importância do carnaval na transformação da vida das crianças da comunidade. O encerramento da festa foi com muito samba, com a apresentação de passistas e ritmistas das escolas União de Maricá e Salgueiro.

ree
Foto: Gabriel Ferreira / Prefeitura de Maricá

Integrantes do Salgueiro conhecem aldeias de Maricá


Integrante da Diretoria Cultural do Salgueiro, Marcelo Pires; e a presidente da escola mirim Aprendizes do Salgueiro, Mara Rosa, estiveram durante a manhã de sexta-feira (26/04) nas aldeias localizadas em São José do Imbassaí e Itaipuaçu, para conhecer um pouco da rotina e retribuir ao povo pela colaboração dos indígenas das aldeias Céu Azul e Mata Verde Bonita que participaram do desfile da escola na Marquês de Sapucaí.


“Foi uma honra estar aqui. O Salgueiro cantou essa história, mas quis fazer da maneira deles, no caso dos Yanomamis, que englobava outros povos indígenas. Estar aqui hoje participando é fundamental, porque a gente não queria desde o início que essa história se resumisse a um desfile. O Salgueiro quer ter essa parceria realmente em defesa dos povos originários”, disse Marcelo Pires.


A educadora Mara Rosa destacou a importância de conhecer mais de perto a rotina e debater assuntos pertinentes aos indígenas, além de incentivar a educação.


“Estou aqui conhecendo a aldeia mais de perto e vejo que eles estão tendo acesso à educação. Gostei de saber que os povos indígenas têm uma escola própria, que eles perpetuam a linguagem deles, o Guarani. Eles também estão se aproximando mais da nossa cultura. É isso que a gente precisa respeitar, eternizar e respeitar o espaço deles e abrir o nosso espaço para eles. Essa troca foi sensacional”, afirmou a educadora responsável pela escola mirim.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page