top of page

Alexandre Santini será presidente da Casa de Rui Barbosa

Alexandre Santini, secretário das Culturas de Niterói, foi o escolhido pela Ministra da Cultura Margareth Menezes para presidir a Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, onde morou o advogado e político no século XIX, e que foi transformada em museu e espaço de cultura e pesquisa, com biblioteca e acervo composto de vasto material documental. Durante o governo de Jair Bolsonaro, a fundação ficou nas mãos do ex-secretário de Cultura, Mário Frias, que capitaneou o desmonte de instituições culturais em todo o país, sem poupar a Casa de Rui Barbosa.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Alexandre Santini, que foi eleito presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em setembro de 2022, colaborou como técnico da equipe de transição do governo Lula na área da cultura.


O gestor cultural tem 43 anos, é especialista em políticas públicas de cultura, pesquisador e escritor. No período mais crítico da pandemia, em 2020, ele teve participação ativa na elaboração e aprovação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017/2020).


Santini assumiu a secretaria municipal das Culturas de Niterói no lugar de Leonardo Giordano, que se candidatou a deputado estadual nas últimas eleições. No cargo, deu continuidade à política de inclusão e descentralização cultural no município e implementou novas ações, como a elaboração do projeto de criação do Centro Cultural da Zona Norte, no Fonseca.


A exoneração de Santini será publicada no Diário Oficial do Município e a prefeitura ainda não divulgou o nome do novo ocupante do cargo.

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page