top of page

Aluno do Pesc garante vaga nos Jogos Escolares Brasileiros

Na data em que é celebrado o Dia do Atletismo, 9 de outubro, o Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC) comemora a vaga do jovem talento do atletismo, Antônio Laurêncio dos Santos Neto, de 14 anos, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontece em Brasília, entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro. O projeto da Prefeitura de Niterói vem incentivando a formação de atletas em diversas modalidades com aulas gratuitas com o objetivo de levar o esporte como ferramenta de transformação social e oportunidade para os moradores do bairro e das adjacências.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

O secretário do Núcleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Maria Paula, Oto Bahia, destaca que o esporte traz uma esperança e uma transformação para a vida dos alunos e de toda a comunidade.


“É um orgulho para toda a nossa comunidade ver um jovem talento como Antônio representar não apenas nossa cidade, mas também nosso parque esportivo. O esporte é transformador. No PESC temos diversas modalidades olímpicas que servem de oportunidade para os alunos e como instrumento de crescimento pessoal e profissional. Esse é mais um resultado positivo de um trabalho sério que vem mudando a perspectiva de um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade”, comemora o secretário.


Neste final de semana, Antônio Laurêncio dos Santos Neto assegurou sua vaga nos Jogos Brasileiros após passar pela seletiva estadual que aconteceu na Vila Olímpica Prof. Manoel José Gomes Tubino, na Praça Seca, Rio de Janeiro.


O adolescente garantiu o primeiro lugar nas modalidades de lançamento de dardo e lançamento de disco. Antônio treina no Parque Esportivo e Social do Caramujo há pouco mais de dois anos. A etapa nacional acontece no final do mês. O adolescente vai representar Niterói em Brasília.


De acordo com a professora de atletismo, Iracema Rosa, "Antônio é um exemplo de dedicação e determinação. Sua paixão pelo esporte é evidente em cada treino, e seu desempenho na seletiva estadual é a prova do seu compromisso."


Os JEB’s 2023 têm como objetivo principal promover a participação dos estudantes-atletas brasileiros da educação básica em atividades desportivas, fomentando a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos esportivos.


A competição reunirá estudantes-atletas nascidos nos anos de 2009, 2010 e 2011, com a expectativa de envolver 6.100 atletas e 1.120 técnicos. Os jogos acontecerão entre 26 de outubro e 09 de novembro na cidade de Brasília.


Dia do Atletismo


No dia 9 de outubro é comemorado o “Dia do Atletismo”, uma data criada para homenagear o esporte considerado por muitos como o esporte-base por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar. A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo.


O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano. O atletismo pode ser um dos esportes mais antigos da humanidade, mas no Brasil a sua história é bastante recente.


Apenas em 1910 surgiram as primeiras competições de atletismo no país. A Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977 e é a responsável por regulamentar as normas deste esporte, além das provas oficiais e competições.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page