top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Aluno do Pesc participa dos Jogos Escolares Brasileiros

A cidade de Niterói tem um representante nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Nesta sexta-feira (27/10), Antônio Laurêncio dos Santos, aluno de atletismo do Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc), de apenas 14 anos, embarcou para Brasília para participar das disputas que ocorrem de 26 de outubro a 9 de novembro. Neste ano, são esperados mais de 6 mil atletas e 1.120 técnicos, todos nascidos entre 2009 e 2011, fortalecendo a participação ativa e a competitividade saudável entre os jovens.

ree
Divulgação / Prefeitura de Niterói

O Pesc incentiva a formação de atletas em diversas modalidades com aulas gratuitas com o objetivo de levar o esporte como ferramenta de transformação social e oportunidade para os moradores do bairro e das adjacências. O secretário do Núcleo Executivo Regional do Baldeador, Caramujo, Santa Bárbara e Maria Paula, Oto Bahia, ressalta o orgulho pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.


"Antônio é um exemplo brilhante do talento que temos aqui em nosso bairro. Ele não apenas representa o Rio de Janeiro, mas também a determinação e o espírito esportivo que são fundamentais para o sucesso. Estamos confiantes de que ele dará o seu melhor nos Jogos Escolares Brasileiros".


O evento é uma vitrine para os estudantes-atletas brasileiros da educação básica de ensino, promovendo a integração social, a cidadania ativa e a descoberta de novos talentos esportivos.


Há duas semanas, Antônio participou da seletiva Estadual na Vila Olímpica da Praça Seca, conquistando o 1º lugar no lançamento de dardo e no lançamento de disco, o que garantiu sua vaga na etapa nacional. A professora de atletismo Iracema Rosa, que tem treinado Antônio, destaca a determinação do jovem.


"Antônio é um atleta dedicado e disciplinado. Ele merece todo o reconhecimento pelo seu esforço e habilidade. Tenho certeza de que ele representará o Pesc de maneira admirável".


Delegação fluminense


Na sexta-feira (27/10) os 252 integrantes da delegação fluminense embarcaram para a competição, que vai até 9 de novembro, em Brasília. São 6.100 estudantes-atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, e que vão disputar provas em 18 modalidades.

ree
Divulgação / Governo do Estado do Rio

Para garantir a presença da delegação estadual, a Secretaria de Esporte e Lazer do Rio, com apoio da CBDE, da Federação dos Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), de escolas, pais e responsáveis, organizou a inscrição dos atletas. Por meio da secretaria, o Governo do Rio garantiu as passagens aéreas para a ida da delegação.


A iniciativa contou com apoio do Ministério do Esporte, que assegurou o deslocamento dos atletas em diversas regiões do país. A secretaria ainda entregou kit com uniforme completo à equipe do TimeRJ, reafirmando o compromisso do Governo do Rio com o desporto escolar.


Os Jogos Escolares Brasileiros estimulam a participação dos jovens da educação básica de ensino em atividades desportivas. Para garantir o suporte necessário à delegação fluminense, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer investiu recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte para a compra de passagens – que também terão aporte do Ministério do Esporte, do Governo Federal –, além dos uniformes.


Foram investidos R$ 680.760 para a compra de 50% dos bilhetes aéreos e para a confecção do kit personalizado com camisa, camiseta, bermuda, casaco, calça, meias, tênis, sacochila e squeeze.


A delegação fluminense, com 207 estudantes-atletas, 36 técnicos e nove (9) dirigentes, participou nesta sexta-feira da cerimônia de abertura do evento, com a presença do secretário Rafael Picciani.


No dia 4/11 tem início a programação cultural, com a Noite dos Estados, que incentiva o intercâmbio entre as diferentes culturas, sotaques e costumes dos 26 estados e do Distrito Federal, em um ambiente festivo, com o melhor de cada região brasileira.


Durante o evento, cada estado terá um estande para expor materiais visuais, itens culturais, alimentos e bebidas (sem álcool), artesanato e o que mais representar uma característica regional.

ree
Divulgação / Governo do Estado do Rio

Incentivo e fomento ao esporte no RJ


A Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro (Lei 8.266/2018, que substituiu a Lei 1.954/92) autoriza o governo estadual a investir os recursos da contrapartida social em ações, atividades e eventos de fomento à prática esportiva no território fluminense, além da compra de material e equipamentos. As

passagens e os uniformes dos atletas foram pagos pelas empresas Tática Marketing Esportivo Eireli, do evento Rio S21K 2023, e Dulmani Consultoria Ltda, do projeto Rio Copa PSG Academy.


"Foi uma parceria incrível com todos os envolvidos, todos se uniram para tornar a ida da nossa delegação possível. Agora, temos uma equipe completa de 252 pessoas dedicadas a realizar os melhores Jogos Escolares Brasileiros e representar o desporto escolar do Rio de Janeiro, que está em constante desenvolvimento e consolidação no estado", comemorou o chefe da delegação fluminense, João Lucas Orsay.


Esta é a sexta competição no país voltada ao esporte estudantil com a presença da delegação fluminense: na Gymnasiade, a maior competição mundial do desporto escolar realizada no Rio, em agosto, com 1.400 competidores de 46 países, 71 atletas representaram o Rio de Janeiro. A delegação brasileira conquistou o 1º lugar na disputa.


Nos Jogos da Juventude, em setembro, o Estado do Rio enviou 169 atletas para Ribeirão Preto (SP), que saíram de lá com um histórico segundo lugar no quadro geral de medalhas. O Governo do Estado também realizou as Seletivas Paralímpicas e a ida da delegação fluminense para as Paralimpíadas Estudantis, em São Paulo, além de fomentar, pela Lei de Incentivo, o 41º Intercolegial.


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói e do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro




 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page