Aluno do Projeto Grael é campeão brasileiro de Dingue
Atualizado: 3 de dez. de 2021
Um pequeno velejador niteroiense de apenas 10 anos, aluno do Projeto Grael, sagrou-se campeão brasileiro da classe Dingue na semana passada, ao lado de Rolf Schmidt, timoneiro veterano que é pentacampeão nacional de Dingue e primo do medalhista olímpico Torben Grael.
Miguel Morela é aluno da turma de Optimist do Projeto Grael desde janeiro de 2021 e atuou em dupla com o experiente Rolf na posição de proeiro. A dupla Schmidt e Morela competiu em oito regatas ao longo de três dias, e venceu na classificação geral com a embarcação Osprey XXIII.
A 35ª edição do Campeonato Brasileiro de Dingue, disputada em Maria Farinha, Pernambuco, terminou na última terça-feira, dia 2 de novembro, e reuniu velejadores de vários estados. A dupla pernambucana formada pelo casal Hans e Karina Hutzler, que tentava o tetracampeonato, terminou em segundo lugar.
Em 2020 o campeonato nacional da classe não foi realizado em razão da pandemia.
Adote um Proeiro
É comum velejadores de outros estados buscarem tripulação local quando estão em viagens de competição. Os alunos do Projeto Grael sempre participam dos campeonatos de Dingue com equipes completas de dois atletas, mas colocam os jovens velejadores à disposição para navegar na proa dos mais experientes que precisarem de tripulante. Para fazer a ponte entre os alunos e os veteranos, o Projeto Grael criou o projeto 'Adote um Proeiro'.
Formando campeões
Desde sua fundação, em 1998, o Projeto Grael tem a missão de estreitar barreiras sociais, não só promovendo e ampliando o acesso aos esportes náuticos, usando os mesmos como instrumento de educação, de estímulo à profissionalização, de construção da cidadania e de inclusão social, mas como também incluindo crianças e jovens entre 9 e 29 anos oriundos da Rede Pública nos iates clubes, seja como tripulantes de embarcações ou como funcionários da área náutica.
Comments