Alunos de curso gratuito de fibra óptica recebem diploma

Doze jovens entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental receberam nesta terça-feira( 28) diploma, de capacitação na especialistas na Tecnologia de Fibra Óptica , e estão prontos para ingressarem no mercado de trabalho . Eles participaram da primeira turma do curso gratuito de fibra ótica que foi desenvolvido pela Huawei em parceria com o Pólen - Polo de Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização da UNISUAM , conta com o apoio da A Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro ( ACIERJ) .

Divulgação

As aulas foram realizadas na unidade da UNISUAM em Niterói e a seleção foi feita de acordo com requisitos de idade e vulnerabilidade social presentes no edital. O curso teve uma carga horária de 30h de conteúdo teórico e prático, e o cronograma também contou com desenvolvimento de competências para lidar com as próprias emoções, estudos sobre ética e atitude profissional, além de mentorias sobre empregabilidade realizadas pelo setor de carreiras da UNISUAM. O projeto conta ainda com o apoio do Rotary Clube de Niterói .


O laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX), foi instalado pela Huawei, no Campus Centro da UNISUAM, com o objetivo de ofertar cursos de capacitação para a geração NEM-NEM, jovens e adultos que nem trabalham e nem estudam. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Huawei Brasil, PÓLEN - Polo de Inovação da UNISUAM e a Associação Comercial Industrial do Estado do Rio de Janeiro – ACIERJ, inaugurado em março de 2021 .


“Quando fizemos essa parceria tínhamos certeza de que estaríamos abrindo oportunidades para muitos jovens terem um novo ofício e estarem aptos a ingressar no mercado de trabalho . Essa é a primeira de muitas das turmas que terão essa oportunidade. No atual cenário mundial a utilização da fibra é de extrema importância e esses jovens têm hoje essa capacitação . Como uma associação que reúne empresários de pequeno, médio e grande porte, pensamos sempre em apoiar projetos que possam ofertar não só mão -de- obra , mas abertura de novas frentes e oportunidades que façam alavancar a economia de forma diversificada.A Acierj está vislumbrando esse mercado tecnológico para dar oportunidades a vários segmentos .” afirmou Igor Baldez, presidente da ACIERJ . .


Os alunos também contarão com o apoio no acompanhamento com empresas, para tentar ajudar a inseri-los no mercado de trabalho. "Programas como esses são necessários para além de capacitar os jovens, mostrá-los que é possível ir além e realizar seus sonhos”, destacou Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen – UNISUAM.


“ O curso de Fibra Óptica surgiu como uma excelente oportunidade de desenvolvimento para que essa parcela da população obtenha uma formação técnica de qualidade”, reforçou Arapuan Motta Netto, Reitor da UNISUAM

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif