top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Amputação sem anestesia: crianças palestinas preferem morrer

O relato dramático de crianças palestinas revela o grau de sofrimento imposto aos habitantes de Gaza pelo governo sionista de Israel. Os pequenos, na faixa dos cinco anos de idade, têm dito aos médicos que preferem morrer a fazer amputações sem anestesia. Com a falta de medicamentos nos hospitais, muitos dos quais operam de forma improvisada depois de destruídos por bombardeios, as cirurgias estão sendo feitas sem anestésicos.

O jornalista Jamil Chade, colunista do UOL, informou que quem contou isso ao Conselho de Segurança da ONU foi o secretário-geral do Médicos Sem Fronteira, Christopher Lockyear. O representante da entidade apresentou um dramático balanço da situação de saúde em Gaza e alertou para a vulnerabilidade das crianças.


"Essas lesões psicológicas levaram crianças de apenas cinco anos de idade a nos dizer que prefeririam morrer", constatou.


Os dados oficiais do Ministério da Saúde palestino apontam que dois terços dos cerca de 30 mil mortos em Gaza desde 7 de outubro são compostos por mulheres e crianças.


Segundo a entidade, o que ocorre em Gaza é "uma guerra de punição coletiva, uma guerra sem regras, uma guerra a todo custo".


Christopher Lockyear afirmou que, nesta semana, enquanto uma família se sentava à mesa da cozinha em uma casa que abrigava a equipe da entidade Médicos Sem Fronteira e suas famílias em Khan Younis, um projétil de tanque de 120 mm explodiu através das paredes, provocando um incêndio, matando duas pessoas e queimando gravemente outras seis. Cinco dos seis feridos são mulheres e crianças.


De acordo com Lockyear, a destruição promovida pelos ataques israelenses contra hospitais têm impedido que parte do trabalho de socorro às vítimas seja realizado. O governo de Benjamin Netanyahu justifica as ações, alegando que esses centros de saúde abrigam membros do Hamas. As vítimas, porém, são civis, destaca a ONU.


*Com informações do UOL

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page