Aniversário do Central entra no calendário oficial da cidade

Um dos clubes mais charmosos e tradicionais de Niterói tem agora o dia de seu aniversário reconhecido como um evento oficial do município. O Clube Central, fundado em 18 de julho de 1920, completa 102 anos e foi presenteado com a aprovação do projeto de lei 062/2022.

Divulgação

A iniciativa foi levada à Câmara pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube, o advogado Fernando Tinoco. A proposta, que contou com a assinatura de diversos parlamentares, é de autoria dos vereadores Paulo Eduardo Gomes e Fabiano Gonçalves, com a coautoria de Tulio Motta, Daniel Marques, Dado e Dr. Nazar.


O vereador Fabiano Gonçalves apresentou a proposta em plenário e parabenizou Fernando Tinoco pela iniciativa. Lembrou, também, da importância do saudoso centraliano Ivan Galindo. O vereador Paulo Eduardo citou outras figuras importantes para o Central, como José Pereira de Freitas, o Tude, que trabalhou na Câmara durante anos e hoje exerce a presidência do Corpo Consultivo do clube. E lembrou de contribuições importantes para a cidade, destacando a criação do esporte Bola Pesada e a participação na luta contra a pandemia em 2020.


"Tive a honra de ser o autor da lei que reconheceu o esporte Bola Pesada como patrimônio cultural imaterial de Niterói. Trata-se do único esporte genuinamente niteroiense e que nasceu nas areias da Praia de Icaraí, incentivado pelo Clube Central. Além dos tradicionais bailes, não podemos esquecer da contribuição social. No ano em que completou 100 anos, o Clube Central abriu gratuitamente as suas portas para receber milhares de pessoas durante a campanha de vacinação contra a covid-19. Foi também através do Conselho Deliberativo que nasceu a ideia de incluir os clubes da cidade no Programa Empresa Cidadã, que se tornou uma emenda aprovada por esta Casa, contribuindo para a sobrevivência destas instituições e para a manutenção do emprego de seus trabalhadores. O Clube Central é parte da história da cidade", disse Paulo Eduardo Gomes, que é Presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara.


O Vereador Leonardo Giordano preferiu Parecer Favorável da Comissão de Cultura da Casa e elogiou a iniciativa, também destacando a importância do Clube Central para a cultura e, em especial, para a memória afetiva do niteroiense.


Depois de alguns anos sem realizar o seu tradicional Baile de Gala, a direção do clube pretende retomar a celebração de aniversário em grande estilo esse ano. A festa deve ocorrer em 23 de julho, sábado, e a Orquestra Tupy já confirmou presença.


"Ficamos muito honrados com a aprovação do projeto e com o carinho da cidade. Estamos trabalhando para que a festa desse ano seja muito bonita e representativa, afinal no ano do centenário não foi possível realizar o tradicional Baile de Gala. Também precisamos homenagear nosso eterno Ivan Galindo, que nos deixou no ano passado. Além do Baile de Gala teremos eventos esportivos e culturais na Praia de Icaraí. Contamos com a participação de toda a cidade!", disse a Maria Fernanda Calil, Vice-Presidente Social do Clube Central.


Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg