top of page

Ano termina com previsão de temporais em diferentes partes do país


O último fim de semana de 2023 será de tempo chuvoso em boa parte do país, com alerta de temporais e ventos fortes em várias regiões brasileiras, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As únicas áreas em que o calor deve predominar são as cidades do Norte e Nordeste. Já no Sul, uma massa de ar polar derruba as temperaturas.


Para a região Sudeste (com exceção dos municípios mineiros próximos à divisa com a Bahia), Centro-Oeste, sul da Bahia e Pará, o Inmet emitiu alerta de chuvas intensas até às 10h do próximo domingo (31). A possibilidade de pancadas fortes também vale para parte do Amazonas, Acre, Rondônia e municípios paranaenses próximos à divisa com São Paulo.


A previsão dos meteorologistas é de volumes de chuvas entre 20 a 30 milímetros em apenas uma hora, com ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora (km/h).


Porém, há baixo risco de danos da rede de energia elétrica, alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e descargas elétricas, conforme o Inmet.


Mais chuvas no Rio de Janeiro e Espírito Santo

Os maiores volumes de chuvas no país devem ser registrados no Rio de Janeiro e Espírito Santo, além da Zona da Mata em Minas Gerais e cidades do Vale do Paraíba, em São Paulo, que estão em alerta laranja até as 20h deste sábado (30). A possibilidade é de temporais com ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos em edifícios.


Já no extremo norte do país e no Nordeste a expectativa é de pouca chuva e muito calor nos dias finais do ano. Por fim, a previsão do Inmet é de chuvas fracas durante todo o fim de semana no litoral de Santa Catarina e Paraná, além de tempo fresco e até possibilidade de frio.


Para a noite da virada, a maior parte do país terá tempo nublado, mas sem possibilidade de chuva. Somente o sul e centro de Goiás, partes de Minas Gerais e Mato Grosso, além do sul do Maranhão e Piauí e o sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte podem enfrentar chuva fraca durante as festas de réveillon.


Rio

O Centro de Operações Rio informa que, neste sábado (30), a aproximação e passagem de uma frente fria sobre o oceano deixará o tempo instável na cidade, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhada de raios. As temperaturas apresentarão declínio acentuado, e os ventos deverão estar de moderados a fortes.


No domingo e na segunda-feira (1º), a entrada de umidade do oceano para o continente deverá manter o tempo instável na cidade, com previsão de chuva fraca a moderada de forma contínua ao longo do dia.


Com a Sputnik Brasil

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page