top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Antártica: Rússia e Brasil farão expedição com países do BRICS

A Rússia e o Brasil vão organizar uma expedição científica de circunavegação da Antártica, com uma equipe internacional de cientistas de oito países do BRICS fazendo a viagem no navio Akademik Treshnikov no outono europeu, disse em entrevista à Sputnik o diretor do Instituto de Pesquisa do Ártico e da Antártica russo, Aleksandr Makarov.

ree
Reprodução

"No outono [primavera no Brasil] se iniciará uma expedição russo-brasileira de circunavegação da Antártica. O navio russo partirá para a costa da América do Sul em outubro, com início da expedição previsto para novembro. Este é um projeto de grande dimensão, reunindo cientistas de oito países-membros do BRICS", disse Makarov.


O diretor do instituto não descartou que, junto com o Brasil, seja possível organizar um projeto similar no Ártico no navio resistente ao gelo Severny Polyus (Polo Norte em português).


A plataforma Severny Polyus, que não tem análogos no mundo, foi construída no estaleiro da Admiralteiskie Verfi em São Petersburgo e lançada na água em 2022.


O objetivo da nova plataforma científica resistente ao gelo é proporcionar um reduto móvel e confiável para os cientistas que trabalham no Ártico. Além disso, a embarcação inclui um moderno laboratório, instalações de comunicação e uma área de pouso para helicópteros Mi-8 e Mi-38. O navio tem 83,1 m de comprimento, 22,5 m de boca e um deslocamento de cerca de 10.400 toneladas.


Fonte: Sputnik

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page