728x90_2.gif

Anticorpos da Covid-19 podem durar apenas 3 meses


O professor John Bell, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou em vídeo no Youtube que os anticorpos da Covid-19 podem se esgotar entre 10% e 30% a cada mês, e que eles “desaparecem rapidamente”. Isso significa que pessoas que contraíram a doença em março já podem estar suscetíveis a reinfecções.


Um estudo recente feito pela King’s College de Londres com cerca de 90 pessoas, apontou na mesma direção: os anticorpos desaparecem com o tempo, atingindo um ápice três semanas após os primeiros sintomas e reduzindo drasticamente depois disso.


Em outros casos de doenças respiratórias causadas por coronavírus — como o SARS e a MERS — a imunidade dura cerca de dois anos. Em outras variações do vírus, como a OC43 e a HKU1, as pessoas ficaram imunes por um período mais curto.


No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) registrou o primeiro caso de reinfecção por covid-19 no início do mês, quando uma técnica de enfermagem de 24 anos passou por dois testes positivos da doença em um intervalo de 50 dias.


As reinfecções são raras e não se sabe ao certo quantos casos do tipo existem no mundo. Também não se sabe ainda com precisão por quanto tempo os anticorpos são capazes de impedir novas infecções.

1/3