top of page

Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê

  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu fabricação, comercialização e distribuição de 23 produtos da marca Ypê. Segundo a decisão, lava-louças (detergente), sabão líquido para roupas e desinfetantes terão de ser recolhidos e não poderão ser usados pelos consumidores.


A medida foi adotada após terem sido identificadas “falhas graves na produção” e vale para todos os lotes com numeração final 1.


“Os itens foram fabricados pela empresa Química Amparo (CNPJ 43.461.789/0001-90), na unidade localizada em Amparo (SP)”, informou a agência.


De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada a partir de avaliação técnica de risco sanitário.


“Foram constatados descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, o que inclui falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade”, detalhou a Anvisa, ao explicar que tais requisitos são essenciais em termos de fabricação para garantir a segurança sanitária dos produtos.


Por meio de nota, a agência informa que as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais devem intensificar o monitoramento do mercado e adotar as medidas necessárias para evitar a circulação dos lotes envolvidos.


A empresa Ypê informou que “em novembro de 2025, após uma análise interna que detectou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em alguns lotes específicos de lava-roupas líquidos, a Química Amparo anunciou o recolhimento voluntário cauteloso dos lotes”.


Um comunicado da Ypê foi divulgado no site da empresa com orientações aos consumidores sobre os riscos que o uso desses produtos podem causar à saúde, e o que fazer, caso alguém os tenha adquirido.


Produtos

A íntegra da Resolução 1.834/2026 com a relação dos produtos e lotes pode ser consultada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).


Somente os lotes que terminam com o número 1, dos produtos abaixo estão afetados:


  • Lava Louças Ypê Clear Care

  • Lava Louças com enzimas ativas Ipê

  • Lava Louças Ypê

  • Lava Louças Ypê Clear Care

  • Lava Louças Ypê Toque Suave

  • Lava Louças concentrado Ypê Green

  • Lava Louças Ypê Clear

  • Lava Louças Ypê Green

  • Lava Roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green

  • Lava Roupas Líquido Ypê Express

  • Lava Roupas Líquido Ypê Power ACT

  • Lava Roupas Líquido Ypê Premium

  • Lava Roupas Tixan Maciez

  • Lava Roupas Tixan Primavera

  • Desinfetante Bak Ypê

  • Desinfetante de uso geral Atol

  • Desinfetante Perfumado Atol

  • Desinfetante Pinho Ypê

  • Lava roupas Tixan Power ACT


Fonte: Agência Brasil

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page