top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Após denúncia da PGR, empresa de mídia de Trump processa Moraes


(Reprodução)
(Reprodução)

A Trump Media & Technology Group, empresa de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Trump processou o ministro Alexandre de Moares, do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (19), com a acusação de censurar ilegalmente vozes de direita nas redes sociais. A informação foi publicada no The New York Times, pelo jornalista Jack Nicas.


O grupo de mídia é majoritariamente de propriedade de Trump e administra seu site Truth Social. O processo foi iniciado no tribunal federal dos Estados Unidos, em Tampa, Flórida. Figura como autor o Rumble, uma plataforma de vídeo sediada na Flórida que, como o Truth Social, se apresenta como um lar para a liberdade de expressão.


O objetivo do presidente norte-americano é pressionar Moraes no momento em que ele estará avaliando junto com outros ministros o destino de um aliado de direita que, como ele, foi indiciado por acusações de que tentou reverter sua derrota eleitoral.


Bolsonaro havia explicitamente pedido a Trump para tomar medidas contra Moraes em uma entrevista ao The New York Times no mês passado. Na época, não estava claro como o presidente norte-americano poderia influenciar a política interna do Brasil.


Trump pressiona Moraes a pedido de Bolsonaro

No processo, a acusação estranha é de que Moraes censura o discurso político nos Estados Unidos e que desrespeita a Primeira Emenda ao ordenar que o Rumble remova as contas de apoiadores proeminentes de Bolsonaro.


A empresa de Trump não foi sujeita às ordens de Moraes, mas a argumentação no processo era de que as operações da Rumble fossem afetadas.


Moraes sustenta que suas decisões são necessárias para proteger o Brasil dos atos antidemocráticos promovidos por Bolsonaro e seus apoiadores. Sobre a ação, a assessoria de Moraes disse que não não tinha comentários a fazer.


A matéria do NYT afirma que não está claro como ou se o processo afetaria os procedimentos no Brasil.


Do ICL Notícias

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page