top of page

Aprendiz Musical: Tony Lucchesi ministra oficina


Nesta terça-feira (15/8), o músico Tony Lucchesi ministrou o “Workshop de Harmonia Vocal”, especialmente para os alunos do projeto ‘Decola’, do Programa Aprendiz Musical, na Sala Aprendiz. Tony falou sobre a sua atuação na área, sobre o mercado de teatro musical, audições, além do trabalho desenvolvido em direção musical, com esclarecimento e troca a respeito das vivências do mercado atual.

Foto: Thiago Côrtes / Prefeitura de Niterói

“Quando comecei a trabalhar com espetáculos, percebi que podia falar sobre várias histórias. Para aqueles que quiserem se dedicar a isso é preciso ter um grande repertório e conhecer a personagem que vai interpretar determinada música. Eu gosto muito de trabalhar com coros dentro do musical. Entretenimento é muito importante. As pessoas precisam sorrir”, diz.


Além do bate-papo, ele fez aquecimento vocal e arranjos que foram realizados com os alunos – percepção, dinâmica e timbragem. Entre as canções, ‘A correnteza’, ‘Pra não dizer que não falei das flores’ e ‘Tempos de amor’.


Tony Lucchesi destacou a receptividade dos estudantes durante a sua oficina:


“Está sendo uma experiência muito prazerosa estar aqui com estes alunos, que já estão olhando para o mercado, com vontade de fazer parte deste universo e isto é muito interessante. Programas como o Aprendiz são importantíssimos, pois democratizam o acesso. A conversa com o pessoal foi ótima. Falei um pouco da minha experiência como diretor musical, compositor, e as pessoas trouxeram algumas dúvidas sobre os processos, fizeram perguntas importantes, mostraram interesse e isso é gratificante. Estou muito feliz por estar aqui hoje”, afirma.


Sobre o Decola


‘Decola’ é um projeto de formação complementar exclusivo para os alunos do Aprendiz, com encontros e oficinas relacionados à cultura, às agendas globais de sustentabilidade e a conhecimentos gerais. São utilizadas ferramentas e dinâmicas voltadas para educação socioemocional e cidadania.


O Aprendiz Musical, um dos maiores programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos no país, é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


Sobre Tony Lucchesi


É compositor, pianista, arranjador, diretor musical e diretor de canção dublada, atuando em espetáculos musicais e animações há 15 anos.


Como diretor musical, esteve envolvido nas principais produções dos últimos anos, como: “A Cor Púrpura” “Quebrando Regras - Um Tributo a Tina Turner“, “Nelson Gonçalves - O Amor e o Tempo”, “Bibi – Uma Vida em Musical” , “VAMP” (também compositor das canções originais), “60! Doc. Musical – Uma Década de Arromba”, “Rock In Rio Now” (Lisboa) e Céu Estrelado.


Compositor, arranjador e diretor musical do espetáculo “Conserto Para Dois”, com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, que recebeu diversos prêmios. Trabalhou como consultor artístico dos números musicais para a novela "Além da Ilusão" (Rede Globo, 2022). Foi arranjador Vocal (coros) das edições do Programa "The Voice Brasil" (Tv Globo) e fez direção de canção para alguns filmes.


Nos últimos anos, recebeu vários prêmios pelo seu trabalho como diretor musical, como o Prêmio Bibi Ferreira e Prêmio Reverência por "Bibi - Uma Vida Em Musical" (2019), o Prêmio Cesgranrio de Teatro e Prêmio Destaque Imprensa Digital SP por "A Cor Púrpura - O Musical" (2020), entre outros. Em 2022, foi indicado ao "Prêmio PRIO do Humor" (RJ), na Categoria Especial pela direção musical do espetáculo "As Metades da Laranja" (vencedor do Prêmio PRIO do Humor RJ nas categorias "Melhor peça" e "Melhor direção").


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page