Aprovação de Lula alcança melhor patamar em 2025, aponta Quaest
- Da Redação

- 8 de out.
- 2 min de leitura

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou o melhor patamar de 2025. É o que aponta a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8). Segundo o levantamento, 48% dos brasileiros aprovam a gestão petista, enquanto 49%, desaprovam.
Esta é a primeira vez, desde janeiro, que há um equilíbrio entre os dois indicadores. A diferença, que chegou a 17 pontos percentuais em maio e era de cinco pontos no levantamento anterior, agora soma apenas um ponto. A distância é a menor desde dezembro de 2024, quando a aprovação era maior que a desaprovação (52% a 47%).
Desde julho (43%), a aprovação do presidente tem apresentado melhora. Em agosto e setembro, foram 46%. A desaprovação chegou ao ápice em maio, com 57%. A queda passou a acontecer nos meses seguintes: 53%, em julho; e 51% em agosto e setembro.
De acordo com a pesquisa, as mulheres voltaram a aprovar mais Lula do que desaprovar: 52% a 45%, indicadores que estavam empatados em 48% no levantamento anterior. Os católicos também voltaram a aprovar mais o governo petista, após empate registrado em setembro: 54% aprovam, e 44%, desaprovam.
O levantamento também apurou a percepção dos brasileiros sobre a atuação do presidente Lula no cenário externo e nas pautas econômicas. Para 49% dos entrevistados, o presidente saiu fortalecido após seu encontro com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Outros 27% acreditam que Lula saiu enfraquecido.
No campo econômico, a maioria expressou apoio à proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Dos entrevistado, 79% disseram ser favoráveis.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.










Comentários