Aquecimento: Nobel de física 2021 vai para três cientistas


O Prêmio Nobel da Física de 2021 foi atribuído com uma metade para Giorgio Parisi e outra metade em conjunto para Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann, segundo anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (5).

Os três vencedores contribuíram para o entendimento dos sistemas físicos complexos – que podem ter um número enorme de componentes ou serem governados pelo acaso. Um exemplo desse tipo de sistema é o clima da Terra.

Giorgio Parisi, da Universidade Sapienza de Roma, na Itália, ficou com metade do prêmio sozinho (5 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 3,1 milhões), pela "descoberta da interação de distúrbios e flutuações nos sistemas físicos desde escala atômica a planetária".

Syukuro Manabe, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e Klaus Hasselmann, do Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo, na Alemanha, receberam o Nobel, por "modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo o aquecimento global de forma confiável".

​A Academia Real das Ciências da Suécia revelou que o Prêmio Nobel da Física deste ano reconhece novos métodos para descrever sistemas complexos e prever seu comportamento no longo prazo. Foi sublinhado que um dos sistemas complexos importantes para a humanidade é o clima terrestre.

"Não podemos mais dizer que não sabíamos – os modelos climáticos são inequívocos. A Terra está esquentando? Sim. A causa é o aumento da quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera? Sim. Isso pode ser explicado apenas por fatores naturais? Não. As emissões da humanidade são a razão para o aumento da temperatura? Sim", diz o comitê em uma explicação sobre as pesquisas.

No ano passado, o Nobel da Física foi atribuído ao britânico Roger Penrose, ao alemão Reinhard Henzel e à norte-americana Andrea Ghez.

Na segunda-feira (4), foi anunciado que os cientistas David Julius e Ardem Patapoutian receberam o Prêmio Nobel de Medicina de 2021 por suas descobertas de receptores de temperatura e tato.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorre tradicionalmente em 10 de dezembro, no aniversário da morte de Alfred Nobel. Pelo segundo ano, devido à pandemia da covid-19, o evento decorrerá on-line. Os laureados receberão a tradicional medalha com o perfil de Alfred Nobel e um documento confirmando o prêmio.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg