Argentina comemora os 150 anos de Rachmaninoff
O público argentino se reuniu no Auditório Juan Victoria (província de San Juan) para comemorar o 150º aniversário do nascimento de Serguei Rachmaninoff, compositor e pianista virtuoso russo, um dos maiores representantes da música clássica moderna no mundo, orgulho de seu país e exemplo a ser seguido.
O concerto de piano foi precedido pela apresentação da exposição "Serguei Rachmaninoff: eu sou um compositor russo", baseada nos materiais do extenso arquivo das obras de Rachmaninoff, doado em várias ocasiões por seus parentes e amigos próximos ao Museu Nacional de Música da Rússia. Durante meio século, esses documentos serviram como fonte de trabalho de pesquisa para estudar a herança criativa de Rachmaninoff.
O evento contou com a presença de Olga Muratova, Diretora da Casa Russa em Buenos Aires, Jorge Lorenzo, Presidente da Fundação de Ideias para a Promoção da Igualdade (FIPPE), Virginia Agote, Ministra da Cultura da Província de San Juan, e Ana Inés Aguirre, Chefe do Departamento de Piano da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Artes.
Organizado pelo Centro de Ciência e Cultura Russa na Argentina (Casa Rusa), juntamente com a Fundação FIPPE e o patrocinador cultural da província, o evento contou com o apoio da rede de mídia internacional TV BRICS, dos parceiros de rede BRICSLat e Ahora San Juan, e da Federação de Estudantes de San Juan (FUSJ).
A exposição foi coordenada por Daniela Alvarez, membro da Comissão de Relações Institucionais da FIPPE, e contou com a curadoria de Gabriel Saquilan Ruffa, editor-chefe da BRICSLat.
Fonte: TV BRICS (parceira do TODA PALAVRA)
Comentarios