top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Argentina: gasoduto será financiado por imposto sobre fortunas


(Reprodução)

A construção do novo gasoduto que leva o nome do ex-presidente Néstor Kirchner está prevista para o próximo mês e deve gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos.

Após décadas enfrentando problemas de abastecimento de energia elétrica, a Argentina realizou, na última semana, uma série de coletivas de imprensa para apresentar o gasoduto Néstor Kirchner.

Nesta segunda-feira (30), o portal Télam informou que, além de gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, o projeto pode garantir a soberania energética argentina. O gasoduto ligará a formação geológica Vaca Muerta, na Patagônia, com o centro do país.

Suas obras serão financiadas não apenas com recursos do Tesouro, mas também com parte das verbas obtidas da Contribuição Solidária e Extraordinária, o imposto sobre as grandes fortunas argentino.

O Fundo Argentino de Desenvolvimento do Gás (Fondesgas, na sigla em espanhol) será responsável por gerir os bens que serão investidos na construção do gasoduto.

O gasoduto Néstor Kirchner, em sua primeira etapa, ampliará em 25% a capacidade do sistema de transporte de gás natural, totalizando 24 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Estima-se que ele substituirá, com o tempo, os combustíveis importados.

Segundo estimativas do governo argentino, espera-se uma economia, "no curto prazo", de US$ 1 bilhão (R$ 4,7 bilhões) por ano.

A publicação ressalta a importância do início das obras do gasoduto Néstor Kirchner, principalmente pelo impacto que terá na poupança com importações e na possibilidade de exportação de gás no futuro.

Um empresário entrevistado pelo Télam relembrou que o campo de Vaca Muerta "tem reservas de gás para 300 anos", garantindo que "o gargalo" para uma melhoria da produção energética sempre foi a "inexistência do gasoduto".


Fonte: Agência Sputnik

Commentaires


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page