Arquivo Público do Estado do Rio completa 90 anos

Mais de 38 mil peças e quase um século contando a história do Rio de Janeiro. Esse é o Arquivo Público do Estado (APERJ) que completa 90 anos nesta quarta-feira (25/8). Para comemorar, a instituição realizou pela manhã um evento na Biblioteca Parque do Centro, onde foi inaugurada uma exposição com fotografias da história fluminense. Entre as imagens, estão registros de campanhas de vacinação e das construções da Ponte Rio-Niterói e da Estação de Tratamento de Água do Guandu.

Foto: Divulgação

Nesta semana de aniversário, também será lançado o concurso de monografias. A obra vencedora será publicada em livro, e seu autor receberá R$ 5 mil. Até o fim do ano, haverá uma série de eventos virtuais sobre educação, história, cultura e entretenimento.


"O Arquivo Público é genuíno. Traz, a cada oportunidade, os elementos que fazem dele uma casa de memória e de preservação dos registros que contam sobre nossas vidas, identidades e feitos que agregaram a pluralidade que forma nossa sociedade. Ao comemorar esses 90 anos, celebramos nossa existência social, cultural e histórica", destaca Alex Carvalho, diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.


Confira a programação dos 90 anos da instituição


- 25/08, às 10h - Inauguração da exposição fotográfica “APERJ ITINERANTE” e lançamento do livro “As Dores e as Cores do Povo, O Realismo Socialista e o Tribuna Popular”, de Karina Pinheiro Fernandes. Na Biblioteca Parque do Centro do Rio.


- 26/08, às 16h - Bate-papo com vencedores do “Concurso de Monografias” através da Live “Prêmio APERJ: vencedores e suas obras” (transmissão on-line pelo canal do APERJ no youtube). Com Karina Pinheiro Fernandes e Tatiana da Silva Bulhões e Sheila Silva (APERJ).


- 27/08 – Live do Programa de Gestão de Documentos do APERJ, com a participação de Ana Célia Rodrigues (UFF), Mariana Batista (UFMG) e Patrícia de Mello Silva (APERJ).


Para saber a lista completa, com todos os eventos até dezembro acesse o site.


Conheça o Arquivo


Ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro guarda parte relevante da história do Estado do Rio e do país. O prédio, localizado na Praia de Botafogo, preserva um acervo de mais 4 mil metros lineares, o que equivale a 38 vezes a extensão do campo do Maracanã, com itens a partir da segunda metade do século 19, disponíveis para pesquisa.


Criado em 1931, o Arquivo conta com sala de consulta, biblioteca e um acervo documental com diferentes gêneros, suportes e formatos: documentos, manuscritos, mapas, livros, jornais, fotos, discos de vinil, fitas áudio, filmes, microfilmes, bandeiras, flâmulas, medalhas, bottons, além de arquivos pessoais e coleções particulares.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif