top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Arte que dialoga com a COP-30 no Espaço Correios Niterói

O Espaço Cultural Correios Niterói inaugura no dia 3 de maio, das 13h às 18h, quatro exposições que refletem, por meio da arte, os debates centrais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

Obra de de Luiza Vieira - Se tudo fosse cinza / Divulgação
Obra de de Luiza Vieira - Se tudo fosse cinza / Divulgação

Em um momento em que o planeta enfrenta consequências severas da emergência climática — como eventos extremos, perda de biodiversidade e desequilíbrios sociais —, torna-se urgente repensar hábitos, modos de vida e formas de coexistência.


A arte, nesse cenário, atua como potência transformadora, despertando sensibilidades, promovendo reflexão crítica e mobilizando a sociedade para o engajamento com questões ambientais e sociais. As mostras apresentadas se inserem nesse contexto, fortalecendo o papel da cultura como ferramenta essencial para a conscientização e a construção de um futuro sustentável.


Sólido – fluido – efêmero

Obra de Elisa Wuo / Divulgação
Obra de Elisa Wuo / Divulgação

A exposição coletiva “Sólido – fluido – efêmero”, com curadoria de Jô Vigorito e realizada pelo Coletivo 21, apresenta obras que dialogam com o conceito de impermanência — uma reflexão sensível sobre o mundo em constante transformação. Pinturas, colagens, fotografias, produções digitais e tridimensionais expressam a transitoriedade da vida, dos afetos, das relações e das estruturas sociais, convocando o público a mergulhar na fluidez da experiência contemporânea.


A exposição propõe pensar processos criativos como ferramentas de resistência a um sistema que valoriza apenas o resultado e privilegia a juventude no mercado de arte, enfatizando a maturidade dos artistas envolvidos como um ato político.


Se Tudo Fosse Cinza

Obra de Cris Duarte / Divulgação
Obra de Cris Duarte / Divulgação

Já a mostra coletiva “Se Tudo Fosse Cinza”, concebida pelo grupo Vozes do Mundo, constrói uma narrativa visual sobre os impactos das escolhas humanas no meio ambiente. A exposição convida à reflexão crítica sobre a fragilidade da relação entre humanidade e natureza, chamando atenção para os riscos de um futuro estéril e monocromático caso o descuido ambiental persista. A mostra provoca o público a imaginar novas formas de existência mais harmoniosas, sustentáveis e regenerativas.


Diálogos – conexões criativas e meio ambiente

Obra de Denise Berbet / Divulgação
Obra de Denise Berbet / Divulgação

A também exposição coletiva “Diálogos – conexões criativas e meio ambiente”, com curadoria de Bê Sancho e produção de Neide Lúcia Almeida, reúne 23 artistas de Niterói em uma proposta plural e sensível que destaca a importância da arte como meio de conscientização ambiental. A diversidade estética e de linguagens permite uma experiência rica e acessível, com múltiplas abordagens sobre temas como aquecimento global, cidadania e transformação de hábitos. A proposta é ampliar o repertório sensível do visitante, favorecendo o engajamento coletivo por meio da arte.


Organismos de uma paisagem

Divulgação
Divulgação

Por fim, “Organismos de uma paisagem”, exposição individual do artista Meiga Rodrigues, apresenta um conjunto de pinturas e esculturas inspiradas em formas orgânicas e elementos naturais. As obras, que transitam entre a estilização e a abstração, exploram a plasticidade e a comunicação visual entre os diversos materiais — como óleo e acrílico sobre madeira e tela, além de esculturas em concreto celular expandido. A mostra proporciona uma imersão estética na complexidade das paisagens naturais, ressaltando sua beleza, fragilidade e potencial simbólico diante das urgências climáticas atuais.


Serviço


Exposições: "Sólido – fluido – efêmero", "Se Tudo Fosse Cinza", "Diálogos – conexões criativas e meio ambiente" e "Organismos de uma paisagem"

Abertura: 3 de maio de 2025, das 13h às 18h

Período de visitação: 3 de maio a 14 de junho de 2025, de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábados, das 13h às 18h

Local: Centro Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Informações: (21) 2503-8550

Com acessibilidade

Instagram: @correioscultural

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page