Artecorpo promove teatro infantil em Santa Rosa

A Artecorpo Teatro e Cia apresenta em abril, no sábado (23/4) e no domingo (24/4) atividades teatrais infantis para a garotada curtir juntas, em Santa Rosa. A realização é da SMC/Fundação de Arte de Niterói (FAN), com apoio da administração regional de Santa Rosa. Todas as atrações e oficinas são gratuitas.

Espetáculo 'Bagunçalhadaria' / Divulgação

No sábado (23/4), às 11 horas, a Praça Raul de Oliveira Rodrigues, no Largo do Marrão, em Santa Rosa, se torna palco para o espetáculo teatral “Bagunçalhadaria”. O texto fala de uma cidade famosa no mundo todo por causa da sua fábrica de palhaços. Os moradores são colaboradores que fabricam palhaços personalizados e exportam para outros locais.


Por conta de uma festa da cidade, uma encomenda importantíssima chega até a fábrica: um palhaço que será apresentado na Praça Central. Porém, um morador, que possui medo de palhaço, resolve quebrar a máquina, deixando as funcionárias desesperadas. Depois de muita confusão, investigação e de uma grande explosão, o problema é resolvido. Também no sábado, após a apresentação da peça, de 12h30 às 14 horas vão acontecer as Oficinas de perna de pau e de bambolê com os coletivos O Círculo e FlutuAndas.


Já a programação de domingo (24/4) inclui a apresentação da peça “A Folia Que Faltava”, onde Bentevi (Ricardo Lyra Jr.) e Dona Clara (Eliana Lugatti) são moradores de uma cidade que não conhece o Carnaval. Descobrem através de notícias que uns viajantes (Rachel Palmeirim e Cida Palmeirim) estão chegando trazendo a festa popular e muita alegria.

A folia que faltava / Divulgação

Ao chegarem, as viajantes falam sobre a história do carnaval e demonstram na prática como são criadas as marchinhas cariocas através das músicas "A Jardineira", "Máscara Negra" e "Mamãe eu Quero".


Este espetáculo da Artecorpo Teatro e Cia integra as festas carnavalescas – que estão acontecendo excepcionalmente em abril na cidade – ao propor que o público participe das marchinhas que são tocadas entre as cenas, transitando pelo local da apresentação como um bloco tradicional.


Oficinas


As oficinas infantis também acontecem no domingo: de 12h30 às 14h, serão oferecidas aulas de perna de pau e bambolê, ministradas pelos coletivos O Círculo + FlutuAndas.


O Círculo e FlutuAndas oferecem às crianças e adultos a oportunidade de viver uma experiência incrível através das oficinas de bambolê e de perna de pau. As oficinas são para aqueles que nunca subiram numa perna de pau antes, para quem nunca conseguiu dar uma volta sequer num bambolê, mas também para quem já sabe e gostaria de aperfeiçoar seus movimentos.


Provocando os participantes, interagindo, promovendo saúde de forma lúdica e leve, resgatando antigas modalidades circenses. É pra todo mundo brincar e se divertir junto!

Oficinas de bambolê e perna de pau / Divulgação


Sobre a Artecorpo Teatro e Cia


Fundada em 2001 e em plena atividade ininterrupta até hoje, a Artecorpo Teatro e Cia atualmente encena espetáculos para todas as idades, além de esquetes, cursos, oficinas, e uma vasta lista de trabalhos de teatro em empresas e escolas. A Artecorpo Teatro e Cia é sediada na cidade de Niterói. Composta por profissionais de artes cênicas e educação, fundamenta seu trabalho artístico e pedagógico em linguagens cênicas diferenciadas, através de pesquisas teóricas e práticas.


Utilizando processos improvisacionais para a construção dos seus trabalhos, valoriza a criação coletiva, buscando trazer para cena a poesia, ludicidade e a reflexão, sempre promovendo o contato mais direto com a comunidade, de maneira a fomentar movimentações culturais alternativas. Os trabalhos nas escolas, nas ruas e em espaços não teatrais, são o reflexo desta filosofia.


Serviço


Evento: Peça teatral infantil “Bagunçalhadaria” com a Artecorpo Teatro e Cia, e oficinas de perna de pau e bambolê com os coletivos O Circulo e FlutuAndas

Data: Sábado, 23 de Abril, às 11 horas, peça; e de 12h30 às 14h, oficinas

Local: Praça Raul de Oliveira Rodrigues, s/n. Largo do Marrão

Valor: Entrada gratuita


Evento: Peça teatral infantil “A Folia Que Faltava” com a Artecorpo Teatro e Cia, e oficinas de perna de pau e bambolê com os coletivos O Circulo e FlutuAndas

Data: Domingo, 24 de Abril, às 11 horas, peça; e de 12h30 às 14h, oficinas

Local: Praça Raul de Oliveira Rodrigues, s/n. Largo do Marrão

*Entrada gratuita


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300x250px.gif
728x90px.gif