Artigo: Uma Vitória dos Jornalistas

Por Octávio Costa e Regina Pimenta


No dia 13 de maio, começa uma nova era na centenária Casa do Jornalista. As portas do prédio-sede, no centro do Rio de Janeiro, estarão sempre abertas para acolher os associados, suas opiniões e seus projetos. Estamos preparados para levar adiante as propostas de nosso Plano de Ação, mediante uma gestão colegiada, como já fizemos na campanha eleitoral.


Reprodução


Foi uma vitória histórica do Movimento ABI Luta pela Democracia, que em 2019 já retomara a entidade das mãos de uma diretoria imobilista e que flertava perigosamente com o bolsonarismo. Foi também a vitória de uma ideia agregadora: a gestão colegiada e participativa. Não foi uma vitória de estrelas, mas de constelações, todas com origem no chão de redação.


Agradecemos às centenas de jornalistas que, durante meses, construíram coletivamente nosso Plano de Ação, montaram nossa chapa e sustentaram uma campanha eleitoral difícil e aguerrida, mas propositiva, empolgante e solidária.


Agradecemos a todos os nossos 49 companheiros de chapa e, especialmente, aos 361 associados da ABI que nos honraram com seu voto e sua confiança, assim como aos não associados que nos apoiaram.


Lutaremos juntos pela democratização dos meios de comunicação e pela retomada da regulamentação e da dignidade de nossa profissão, hoje tão aviltada, entre outras metas importantes.


Lançamos, desde já, a campanha dos MIL SÓCIOS PARA A ABI. Vamos construir juntos uma nova casa para os jornalistas do país inteiro.


Agora, a ABI estará solidamente plantada em suas bases vivas. Voltará a ser um espaço democrático e plural, uma referência legítima na cena política e cultural do Brasil, um polo pujante no universo do jornalismo nacional e uma trincheira em defesa do Estado Democrático de Direito.


Estamos prontos a engrossar o coro da sociedade civil organizada e a juntar nossa voz à voz das ruas para, em outubro, derrotar o fascismo que nos ameaça e ajudar a reconstruir o país.


VIVA A ABI!

VIVA A DEMOCRACIA!


30 de abril de 2022


Octávio Costa, presidente

Regina Pimenta, vice-presidente

300x250px.gif
728x90px.gif