ASEAN quer adotar abordagem unificada para segurança da IA
- Mehane Albuquerque
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Líderes na próxima 47ª Cúpula da ASEAN devem aprovar uma declaração para a criação da Rede de Segurança de IA da ASEAN (ASEAN AI Safe), marcando um novo passo em direção a uma abordagem unificada para a segurança, ética e governança da inteligência artificial na região.

A iniciativa segue o Roteiro de IA Responsável da ASEAN e reforça o compromisso da região em enfrentar os riscos potenciais ligados ao desenvolvimento da inteligência artificial, segundo o secretário-geral da ASEAN, Kao Kim Hourn.
Falando sobre a Cúpula da ASEAN sobre IA, a ser realizada este ano na Malásia, Kao Kim Hourn enfatizou a importância da colaboração regional para lidar com o crescimento transformador da IA nas economias e sociedades.
"A ASEAN AI Safe destaca o compromisso com o desenvolvimento responsável da IA e aguarda a formalização da rede até o início de 2026", afirmou ele.
Além disso, a ASEAN está priorizando o Acordo de Quadro da Economia Digital da ASEAN neste ano, com o objetivo de aprimorar o ecossistema digital regional existente, conforme relatado pela agência Bernama, parceira da TV BRICS.
Esse modelo, como aponta a fonte, tem o potencial de dobrar o impacto econômico projetado para US$ 2 trilhões (cerca R$ 11 trilhões) até 2030, promovendo o desenvolvimento inclusivo e impulsionando a transformação digital coletiva da região.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments