top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Assinaturas para reestruturação do PTB começam no Leste Fluminense

O presidente nacional do PTB, Vivaldo Barbosa, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (18/3), em um restaurante do Centro de Niterói, com lideranças sindicais, comunitárias e empresariais para a consolidação de um protocolo, que criou um núcleo de ativistas de diversas classes sociais com o compromisso de organizar, na região, a coleta de assinaturas para a reestruturação do partido em nível nacional. Caberá ao grupo, que tem status de diretório municipal, a tarefa de restituir a legenda no Leste Fluminense a partir de Niterói.

Divulgação
Divulgação

Vivaldo, advogado e ex-deputado federal constituinte, afirmou que o compromisso primordial da sigla é o resgate do Trabalhismo da Era Vargas, continuado por João Goulart e Leonel Brizola. Revelou, ainda, que a intensificação da captação de apoiadores este ano permitirá ao PTB disputar as eleições de 2026. Para tanto, precisará de pouco mais de 547 mil assinaturas de eleitores, que não sejam filiados a outros partidos, em, pelo menos, nove estados.


“O PTB fez nascer uma poderosa indústria nacional, com geração de emprego e mão-de-obra especializada, as leis trabalhistas, a Previdência Social, os grandes programas educacionais, entre outros projetos. Hoje, sentimos, mais uma vez, esse clamor do povo por um partido que, legitimamente, o represente”, disse Vivaldo.

Organizador do encontro, José Juvino, coordenador do Fórum Intersindical do Leste Fluminense, assegurou que um partido, com as propostas do Trabalhismo Histórico, é fundamental no atual cenário político brasileiro e regional.


“O trabalhador tem sido fragilizado ao longo dos anos por políticas públicas, que atingem diretamente seus direitos básicos. Retomar as propostas do Trabalhismo é, portanto, um passo importante para o reequilíbrio econômico e social do povo, seja em nível nacional, ou nos estados e cidades”, avaliou Juvino.

Divulgação
Divulgação

O retorno do PTB como legenda foi possível com a fusão do partido com o Patriota, em novembro de 2023. A sigla, identificada diretamente com as causas trabalhistas desde sua fundação, em 1945, foi extinta pela ditadura militar em 1965. Ressurgiu, em 1980, com plataformas de centro-direita e, nos últimos anos, foi tomado totalmente pela extrema-direita.


Nas eleições de 2022, o PTB não obteve o percentual suficiente de votos para continuar com sua atuação parlamentar e acabou incorporado ao Patriotas. No ano seguinte, foi resgatado por um grupo de trabalhistas liderados por Vivaldo Barbosa.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page