Asteroide gigantesco passará pela terra em março


(Foto:Divulgação/NASA)

Uma enorme rocha espacial com cerca de um quilômetro de largura deverá passar perto da Terra no próximo mês.

Embora o tamanho e a velocidade do asteroide sejam impactantes, o mesmo não parece representar uma ameaça clara e imediata ao nosso planeta, uma vez que vai aparentemente transitar a uma distância muito superior à que existe entre a Terra e a Lua.

Designada como 231937 (2001 FO32), a grande rocha deve realizar sua passagem em 21 de março, atravessando o Sistema Solar a uma velocidade de 34,4 quilômetros por segundo (cerca de 123 mil quilômetros por hora), segundo o site Space Reference.

"Apesar do tamanho e velocidade consideráveis da rocha, ela não parece representar ameaça à Terra, porque passará a cerca de 5,3 distâncias lunares", escreveu o The Daily Express citando a NASA.

No entanto, a NASA classificou o asteroide como "potencialmente perigoso", mas isto não representaria uma ameaça iminente à Terra. A NASA considera um asteroide como "perigoso" quando está a uma distância inferior a 7 milhões de quilômetros da Terra (cerca de 18 distâncias lunares). O The Daily Express considera que o status recebido refere-se mais ao "sentimento de que em algum lugar no futuro do Sistema Solar, um asteroide poderá colidir com a Terra".

O asteroide 2001 FO32 orbita o Sol a cada 810 dias, ou 2,22 anos. A próxima vez que passará perto da Terra novamente será em 22 de março de 2052.


Fonte: Agência Sputnik

1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: