Atentado em casa de show de Moscou deixa ao menos 40 mortos
Pelo menos 40 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas no ataque terrorista no Crocus City Hall, na região de Moscou, informou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) nesta sexta-feira (22).
Conforme publicação das agências russas Sputnik e Tass, atiradores usando roupas camufladas e portando arma automática e bomba incendiária abriram fogo na casa de shows localizada em Krasnogorsk, perto de Moscou. Segundo as primeiras informações, havia milhares de pessoas no local. A sala de concertos tem capacidade para 9,5 mil pessoas. Os ingressos estavam esgotados para o show do grupo musical Piknik. Após o atentado, ainda foi registrado um grande incêndio.
“Várias pessoas ficaram feridas no tiroteio, enquanto a casa de shows pegou fogo”, de acordo com relato de um correspondente da Sputinik.
O Ministério da Saúde russo disse à Sputnik que mais de 50 ambulâncias foram enviadas a Krasnogorsk para prestar assistência médica às vítimas.
Investigação
De acordo com a Sputnik, o presidente da Duma (câmara baixa do Parlamento russo), Vyacheslav Volodin, disse que as investigações para identificar todos os responsáveis pelo atentado já são conduzidas pelo FSB russo. "Os órgãos de segurança estão fazendo o seu trabalho", disse.
Ainda de acordo com a Sputnik, no início de março, a Embaixada dos Estados Unidos em Moscou sinalizou que estava monitorando relatos de que extremistas planejavam atacar grandes reuniões em Moscou, incluindo concertos, num futuro próximo. O alerta da embaixada ainda citou que "os cidadãos dos EUA devem ser aconselhados a evitar grandes reuniões nas próximas 48 horas".
"Quando o alerta foi emitido pela primeira vez, causou espanto entre os observadores russos, uma vez que não havia informação pública que sugerisse a probabilidade de um ataque terrorista. A embaixada dos EUA ainda não esclareceu a que potencial ameaça terrorista se referia e de onde obteve a informação", publicou a Sputnik.
O que diz a Casa Branca
A Casa Branca comentou o ocorrido afirmando que os EUA estão cientes das informações sobre o tiroteio e que consideram as imagens da cena "horríveis".
Por conta do incidente, todos os eventos que poderiam reunir público foram cancelados em Moscou.
Comments