Ato Ecumênico marca o Dia do Cristão (7/1) em Niterói
Nesta sexta-feira (7/1), a cidade de Niterói comemora o Dia do Cristão, data do calendário oficial do município. Este ano, o Instituto de Beneficência e Espiritualidade Somos Valentes, o Coletivo Maloca Cultural, a Associação de Moradores de São Lourenço e o Movimento Ecumênico de Niterói estarão juntos na Igreja de São Lourenço dos Índios, às 19h, não apenas para celebrar a união e a igualdade, mas também para propor um momento de reflexão.

No evento, o pastor Daniel Valente, da Igreja Pentecostal Leão de Judá; o reverendo Francisco Santos, da Igreja Luterana; Dom Diogo Bonioli, da Igreja Vetero Católica; o reverendo Daniel Rangel, da Igreja Anglicana; e Loudes Brazil, do Centro Gênesis de Educação Ambiental, falarão ao público sobre o verdadeiro papel do Cristão na sociedade atual.
Segundo o pastor Daniel Valente, o encontro é uma oportunidade para debater o real significado de ser cristão, diante da apropriação da fé por políticos e empresários que usam a religião e o nome de Jesus como instrumentos de dominação dos mais vulneráveis.
"A base comum do cristianismo é o amor. É isso que nos distingue como cristãos. É isso que Jesus nos ensina. A questão é que está havendo uma apropriação dos evangelhos, dos nossos símbolos e discursos, que passaram a ser associados a coisas que não concordamos, como o negacionismo, o armamentismo, os discursos de ódio. A mensagem de Jesus é deturpada por pastores inescrupulosos, donos de conglomerados de comunicação, que pregam o 'cristianismo de mercado' em igrejas que são verdadeiras 'empresas religiosas'. Essa massificação e espetacularização da religiosidade afastam cada vez mais os cristãos do amor de Jesus, apagam os verdadeiros propósitos da fé cristã", defende o pastor Daniel Valente.
Muitos desses pastores, de acordo com Daniel, não sabem os nomes dos fieis e não conhecem os problemas das comunidades onde pregam. As igrejas, por sua vez, costumam ter cinco, seis 'sessões' por dia, importando mais o número de pessoas na plateia do que o conteúdo que é transmitido a elas.
"Precisamos ressignificar nossa identidade enquanto cristãos. Precisamos perguntar como estamos sendo vistos pela sociedade. Nesta data de reflexão, eu peço aos cristãos que leiam os evangelhos, procurem compreender o verdadeiro sentido das palavras e da vida de Jesus, e não acreditem nos falsos pastores do século XXI, que vendem Jesus como se fosse um produto", aconselha.
Serviço
Ato Ecumênico - Dia do Cristão
Data: 7 de janeiro
Horário: às 19h
Local: Igreja São Lourenço dos Índios
Endereço: Praça Gen. Rondon s/n, São Lourenço, Niterói