Atrás, Trump se declara vencedor. Biden diz que é 'ultrajante'


A disputa eleitoral nos Estados Unidos, cuja votação foi encerrada na terça-feira, entrou em crise institucional depois que o presidente Donald Trump, que teve vitória surpreendente na Flórida, fez pronunciamento por volta das 4h para se proclamar vencedor do pleito e disse que vai recorrer à Suprema Corte para interromper a contagem dos votos enviados pelo correio, sugerindo que os eleitores estariam votando depois do prazo, o que, segundo a mídia norte-americana, não é verdade. Em resposta, a campanha do democrata Joe Biden afirmou que a ação de Trump é "ultrajante" e está preparada, com equipes jurídicas prontas, se o atual presidente do país cumprir sua ameaça de ir à Justiça para tentar parar a apuração dos votos.

O sistema eleitoral dos EUA é assim: cada estado tem um número de delegados proporcional à população, sendo 538 delegados ao todo. A regra "Vencedor leva tudo" quer dizer que o candidato que obtiver mais da metade, ao menos 51% dos votos em um estado, recebe todos os votos eleitorais deste estado.

Devido à pandemia da Covid-19, as eleições de 2020 se destacam por um número muito grande de votos antecipados, que se aproxima de 100 milhões. Além disso, muitos votos foram enviados pelo correio, o que pode atrasar a apuração.


Donald Trump e Joe Biden disputam palmo a palmo a eleição para o cargo da presidência dos Estados Unidos. Acompanhe a cronologia do que já aconteceu nesta quarta-feira (4).


19;50

Biden tem 264 votos no Colégio Eleitoral, e Trump, 214. Para vencer, é necessário ao menos 270 de um total de 538 votos. Portanto, o democrata só precisa vencer em mais um estado para a vitória na eleição. A disputa continua aberta na Geórgia, na Pensilvânia, na Carolina do Norte e em Nevada.

Trump entrou com ações judiciais para suspender a contagem em Michigan e Pensilvânia, estados-decisivos. A campanha também disse ter pedido recontagem em Wisconsin.

A campanha do democrata em nenhum momento questionou quando Trump confirmava vitória sua vitória nos estados - nem na Flórida, onde a candidatura Biden era dada com amplo favoritismo e o republicano venceu.


12;50

Confirmada a virada de Joe Biden em dois dos seis estados-chave - Michigan e Wisconsin -, fundamentais para determinar quem será o novo presidente. Ainda faltam milhões de votos para serem apurados.

Até o momento, Biden tem 238 votos no Colégio Eleitoral, e Trump, 213. Para vencer, é necessário que cheguem a ao menos 270 de um total de 538 votos no órgão, que elege indiretamente o presidente dos EUA. Além de Michigan e Winsconsin, a disputa continua aberta na Geórgia, na Carolina do Norte, Pensilvânia e Nevada.

08:19 Líderes mundiais expressam desejos e antecipam vitória Ainda que o resultado das eleições esteja indefinido, líderes de vários países já estão expressando desejos e antecipando vitória. Assim, o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca disse que o país manteria cooperação na direção positiva com os EUA, apesar do resultado. O líder supremo do Irã, Hassan Rouhani, afirmou que Teerã pede para que os EUA voltem à lei, a todos os acordos internacionais e multilaterais. O premiê da Eslovênia já até parabenizou Donald Trump pela vitória, sem esperar o resultado final. 06:51 Biden ultrapassa Trump em Wisconsin em 0,3 ponto percentual

. 06:07 Campanha de Biden responde à intensão de Trump de ir à Suprema Corte Após Donald Trump ter declarado querer ir à Suprema Corte para resolver o resultado de votos, a campanha de Biden respondeu que, nesse caso, democratas contarão com equipes de advogados para resistir ao esforço de Trump.

  • 05:28 Biden tem apoio de 3 dos 4 delegados no Maine, diz AP Há quatro anos, o estado do Maine pela primeira vez na história dividiu seus votos ao entregar três à candidata democrata Hillary Clinton e um ao republicano Donald Trump. O Maine é um dos dois estados que divide votos, além de Nebraska. Hoje, após 85% dos votos apurados, Biden ganha em contagem nacional, no Primeiro Distrito Congressional, que possui três delegados. A previsão é de que Trump ganhe no Segundo Distrito Congressional.

  • 05:02 Assim como Fox, AP prevê vitória de Biden no Arizona O estado, em que agora estão apurados 80% dos votos, tem 11 delegados.

  • 04:24 Após Biden, Trump discursa ao vivo e agradece a norte-americanos pelo apoio "Os resultados são fenomenais", diz Trump. "Nós ganhamos nos estados em que não esperávamos ganhar", anunciou o republicano, adicionando que "nós ganhamos na Geórgia, em Ohio, no Texas". "Nós estamos nos preparando para vencer esta eleição. Francamente, nós já vencemos a eleição", afirma o candidato republicano. Trump adicionou querer que a votação seja concluída e cogitou ir à Suprema Corte para impedir que votos sejam contados após data do pleito.

  • 03:28 Biden lidera em Nevada Após 49% dos votos apurados, Joe Biden aparece com 51,8% da preferência no estado de Nevada, contra 46,2 de Donald Trump.

  • 03:21 Contagem da Fox mostra 238 delegados para Biden e 213 para Trump

  • 03:05 'Mantenha a fé, pessoal', pede Biden Após discursar para apoiadores, o candidato democrata Joe Biden também foi para as redes sociais: "Mantenha a fé, pessoal. Nós vamos ganhar", disse ele em um tweet, acrescentando que não cabe a ele nem a Trump decretar o vencedor da disputa.  02:53 Trump diz que também vai discursar 'nesta noite' Após o discurso do democrata Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que também irá discursar. Em tom provocador, o chefe de Estado publicou um tweet acusando a oposição de tentar roubar a eleição. 

  • Eleições nos EUA: tanto Trump quanto Biden falam no Twitter sobre vitória 02:45 04.11.2020

  • O ex-vice-presidente Joe Biden e sua esposa Juill Biden fazem declarações diretamente da sede de sua campanha em Wilmington, estado de Delaware. 02:42 Joe Biden discursa para apoiadores Candidato democrata aparece diante de uma pequena aglomeração para discursar em tom otimista em Wilmington, Delaware.

  • 02:39 Flórida: assim como Fox, AP também confirma vitória de Trump

  • 02:32 Trump conquista mais 3 delegados em Montana

  • 02:22 Biden vence em Minnesota

  • 02:11 Havaí deve ficar com Biden Segundo projeção da Fox, Joe Biden leva o Havaí com quatro delegados, mas a folga no placar neste momento não é muito significativa: o democrata tem 227 delegados contra 204 de Donald Trump.

  • 01:57 Contagem em Michigan só deve terminar amanhã à noite Michigan espera que a tabulação não oficial completa da votação no estado será completada em 24 horas, dizem autoridades locais.

  • 01:49 Segundo projeção da Fox, Trump vence em Ohio Emissora prevê vitória do presidente também no Texas, onde faturaria 38 delegados.

  • 01:42 Trump chega a 118 delegados Atual presidente também retomou a liderança no estado de Iowa, mas com uma pequena margem de diferença.

  • 01:30 Projeção indica vitória de Trump na Flórida Segundo uma projeção da Fox News, Joe Biden vence no Arizona (estado importante para o resultado final), mas Donald Trump leva a Flórida com os seus 29 delegados.

  • 01:23 O que está claro na disputa presidencial nos EUA até agora? Não muito na verdade. Neste momento, o candidato democrata Joe Biden lidera com um número significativo de delegados, mas em muitos swing states (estados-pêndulo) a apuração está em curso e em alguns deles foram apurados menos de 50% dos votos.

  • 01:08 Biden chega a 209 delegados Donald Trump tem 112.

  • 01:07 Urnas seguem abertas no Alasca e no Havaí

  • 00:54 Trump reduz diferença e aparece com 108 delegados; Biden segue com 131

  • 00:38 Sem surpresas, Trump confirma vitória no Utah e soma mais 6 delegados

  • 00:20 Projeção do NYT Nestas eleições norte-americanas, o jornal New York Times não apresentou o ponteiro nacional que projeta o vencedor do pleito, que se tornou muito famoso nas eleições de 2016, devido à virada histórica. Neste ano, foram apresentados três ponteiros, para os estados da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte. Segundo as estimativas do veículo, se Joe Biden vencer em dois ou três dos estados em questão, deve vencer a corrida presidencial. Se vencer em um deles, também terá boas chances. Se o atual presidente Donald Trump vencer em todos os três estados, qualquer um dos dois candidatos pode ser o futuro presidente dos EUA e a declaração do vencedor pode levar alguns dias, destaca o NYT. Neste momento, Trump mantém liderança na Flórida e Geórgia enquanto na Carolina do Norte a disputa continua muito apertada, apesar do prognóstico de vitória do atual presidente.

  • 00:07 Placar atual é de 131 a 98 para Biden Neste momento, Joe Biden segue na liderança, e o placar é de 131 a 98 delegados para o democrata. Porém, em breve, devem vir os resultados de estados importantes para a vitória de um dos candidatos.

  • 00:05 Kansas é de Trump Atual presidente vence em mais um estado e mantém a disputa acirrada.

  • 00:02 Trump abre pequena vantagem na Pensilvânia

  • 23:42 Trump retoma liderança no Texas

  • 23:14 Votações encerradas na grande maioria dos estados Neste momento, as votações já foram encerradas em 40 estados e também na capital norte-americana, Washington DC. Biden lidera em número de delegados após vencer no Novo México, Illinois, Virgínia, Maryland, Delaware, Nova Jersey, Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, Nova York e Vermont. 

  • 23:09 Biden e Trump ganham mais delegados e placar é de 119 a 92 para o democrata O atual presidente já venceu em 14 estados, enquanto Joe Biden conquistou a vitória em 11. Mas, na soma de delegados, o democrata lidera.

  • 22:39 Donald Trump conquista mais 6 delegados com vitória no Arkansas Placar agora é de 85 a 61 para o democrata Joe Biden.

  • 22:20 Trump lidera na Flórida novamente 22:05 Biden volta a liderar em número de delegados Segundo as últimas atualizações, Joe Biden abriu vantagem sobre Donald Trump e, agora, tem 85 delegados contra 55. Democrata tem Illinois, Vermont, Virgínia, Maryland, Delaware, Nova Jersey, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts, enquanto o republicano tem Virgínia Ocidental, Kentucky, Tennessee, Carolina do Sul, Alabama, Mississippi e Oklahoma. 

  • 22:00 Trump vence na Carolina do Sul Republicano ganhou mais nove delegados e, agora, tem 22. Biden segue com 13.

  • 21:53 Disputa apertada na Flórida Um cenário dramático está em curso na Flórida. Até o momento, é difícil prever qual dos candidatos vencerá nesse estado crucial para a eleição norte-americana. São 29 delegados em disputa.

  • 21:48 Biden lidera em Ohio, mas Trump passa a frente na Geórgia

  • 21:42 No momento, Biden tem 16 delegados contra 13 de Trump Democrata vence em Vermont (3) e Virgínia (13), enquanto republicano tem Kentucky (8) e Virgínia Ocidental (5).

  • 21:33 Trump vence em Virgínia Ocidental, que tem 5 delegados

  • 21:20 Biden vira na Flórida Democrata está em vantagem neste momento no estado que tem 29 delegados. Ele também lidera em Vermont, New Hampshire e Geórgia.

  • 21:08 Segundo primeiros dados, Trump tem liderança na Flórida, estado crucial

  • 21:05 Trump vence Kentucky enquanto Biden tem Vermont, segundo apurações

  • 20:56 Trump retoma liderança em Kentucky após apuração de 14% dos votos No momento, o atual presidente está na frente do desafiante Joe Biden nos três estados onde já começou a apuração: Indiana, New Hampshire e Kentucky. 

  • 20:42 Joe Biden toma liderança em Kentucky após quase 10% dos votos apurados

  • 20:35 Trump demonstra otimismo nas redes O presidente Donald Trump enviou uma mensagem para seus seguidores no Twitter na noite desta terça-feira (3):  "Estamos muito bem em todo o país. Obrigado!", disse ele. 20:20 Primeiros resultados indicam Trump na frente em 3 estados Os primeiros resultados da apuração em Indiana, Kentucky e New Hampshire mostram o atual presidente, Donald Trump, liderando sobre o democrata Joe Biden.

  • 19:58 Votação na Flórida supera comparecimento da eleição passada O comparecimento dos eleitores na votação do estado da Flórida já chega a mais de 10,7 milhões. Em 2016, este número não chegou a 10 milhões de pessoas.

  • 19:53 Governador republicano rompe com partido e vota em Joe Biden O governador de Vermont, Phil Scott, rompeu com o Partido Republicano e votou no democrata Joe Biden. "Eu pus o país acima do partido", disse ele.

  • 19:46 13% dos norte-americanos votaram pela primeira vez nas eleições de 2020, diz pesquisa da CNN

  • 18:48 Manifestantes se reúnem perto da Casa Branca em protesto contra Donald Trump Grade que cerca a Casa Branca é tomada por cartazes de protestos contra o presidente Donald Trump. 18:08 Juiz federal ordena varredura em massa nos correios dos EUA para garantir votos restantes Inspetores do Serviço Postal dos EUA receberam ordens de um juiz federal para vasculhar as instalações postais nesta terça-feira (3) em vários locais - incluindo em seis estados decisivos - para certificar que as cédulas eleitorais deixadas para trás sejam enviadas para entrega durante a eleição presidencial.

  • 17:51 Trump Tower tem policiamento intenso e é cercada em meio à tensão eleitoral nos EUA A sede das Organizações Trump, na 5ª Avenida, em Nova York, a Trump Tower, foi cercada por caminhões e grades do Departamento de Polícia de Nova York em meio à tensão eleitoral. 

  • 17:35 Procuradora-geral anuncia investigação sobre ligações automáticas pedindo para americanos não votarem A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, disse nesta terça-feira (3) que foi aberta uma investigação sobre um grande número de ligações feitas por robôs para eleitores norte-americanos.  A procuradoria-geral vai investigar a fonte das ligações, que pediam para os cidadãos não comparecerem nas zonas eleitorais no dia da votação. 

  • 17:07 Biden: 'Queremos verdade, nós queremos a ciência em vez de ficção' O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta desta terça-feira (3) que "não haverá estado vermelho ou azul, só haverá Estados Unidos da América", caso ele seja eleito presidente. Em críticas ao candidato republicano, Donald Trump, Biden disse: "Queremos verdade, nós queremos a ciência em vez de ficção, prometo a vocês, vou assumir minhas responsabilidades".

  • 17:00 Cerca em torno da Casa Branca deve permanecer pelo menos até 8 de novembro A cerca erguida ao redor da Casa Branca antes da eleição presidencial permanecerá no local pelo menos até a noite de 8 de novembro, disse o Serviço Nacional de Parques à Sputnik.

  • 16:49 Polícia prende homem por invasão de zona eleitoral no condado de Mecklenburg, na Carolina do Norte O departamento de polícia do condado de Mecklenburg, na Carolina do Norte, disse que realizou uma prisão em uma zona eleitoral. De acordo com a polícia, um homem chamado Justin Dunn, que portava legalmente uma arma de fogo, permaneceu circulando no local de votação após realizar o seu voto. O departamento de polícia recebeu uma chamada de que Dunn estaria "possivelmente intimidando outro eleitores ".

  • 16:45 Os resultados das eleições na Carolina do Norte serão adiados por pelo menos 45 minutos O Conselho Eleitoral do Estado da Carolina do Norte disse que os resultados serão atrasados em pelo menos 45 minutos devido a problemas que foram registrados em quatro locais. O estado é considerado um dos mais decisivos para a disputa eleitoral.

  • 16:24 Pessoas infectadas com coronavírus são autorizadas a votar presencialmente Cidadãos que testaram positivo para a COVID-19 foram autorizadas a votar presencialmente nas zonas eleitorais dos Estados Unidos, segundo orientação dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças.  No entanto, esses eleitores devem adotar medidas de segurança para proteger os funcionários das zonas eleitorais e outros presentes, como "usarem máscaras, permanecerem a pelo seis pés [1,8 metros] de distância dos outros e lavarem suas mãos ou usarem desinfetante para as mãos antes e depois de votar". 

  • 15:47 Mais cedo, Joe Biden esteve na casa onde nasceu, na cidade de Scranton, na Pensilvânia O candidato democrata escreveu na parede de sua casa: "Desta casa para a Casa Branca, se Deus quiser".

  • 15:28 Em clima otimista, Trump faz discurso na Virgínia: 'Acho que teremos uma ótima noite'

  • 15:20 Trump diz que os republicanos confiam na liderança nas votações, inclusive na Flórida e em outros estados decisivos Os norte-americanos estão se dirigindo às urnas nesta terça-feira (3) para as eleições presidenciais dos EUA, sendo que mais de 99 milhões de pessoas já votaram antecipadamente por correio.

  • 15:11 Trump chega à sede da eleição em Arlington

Fonte: Agência Sputnik

1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: