top of page

Axel assina convênio para segunda fase do Projeto Qualificar

O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou, nesta segunda-feira (3/7), um convênio com a Firjan/Senai/Sesi para o lançamento da segunda fase do Projeto Qualificar, de Reinserção Social, que tem como objetivo inserir a população mais carente da cidade no mercado de trabalho. Serão 500 vagas em cursos de qualificação profissional para qualquer pessoa que more no município e esteja em situação de extrema vulnerabilidade social. As inscrições serão abertas no início de agosto.

Foto: Lucas Benevides / Prefeitura de Niterói

O prefeito falou sobre a importância da educação profissionalizante para a inserção social dos jovens.


“O caminho mais sólido, com melhores resultados para a inclusão social, é a educação e, em particular, a educação profissionalizante. Existem outras áreas importantes também de inclusão que a gente tem trabalhado bastante aqui na Prefeitura. Por exemplo, o esporte, com projetos de iniciação esportiva para jovens, ou os trabalhos na área cultural. Acredito muito que essas iniciativas são fundamentais para que a gente promova a inclusão social e enfrente esse grande problema, que nos constrange a todos, que é a desigualdade social que a gente vê no nosso país”, destacou o prefeito.


Criado em julho de 2022, o Qualificar preencheu rapidamente as 500 vagas que ofertou no ano passado. Para o secretário de Participação Social, Octávio Ribeiro, o projeto faz parte do esforço diário da secretaria por uma cidade mais justa.


“Estou muito feliz em poder assinar esse termo de colaboração para mais uma etapa do Projeto Qualificar de Reinserção Social. O Qualificar, assim como muitos outros programas da nossa secretaria, constitui nosso esforço diário de busca para transformação da nossa sociedade. Vamos continuar trabalhando para fazer da nossa Niterói uma cidade cada vez mais justa e igual”, afirmou o secretário.


Kátia Turra, gerente da Firjan Leste Fluminense, que estava representando o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, agradeceu a parceria. “É um prazer estar aqui presente nesta cerimônia. Estamos muito felizes em qualificar pessoas que realmente necessitam. Agradecemos à Prefeitura de Niterói pela parceira”, disse a gerente.


O vereador Anderson Pipico, ex-secretário de Participação Social e criador do programa, ressaltou que a iniciativa é fundamental.


“Essa parceria é fundamental nesse momento difícil em que vivemos. Nossa sociedade tem várias mazelas, mas a pior delas é a desigualdade. Um projeto como esse ajuda a diminuir essa desigualdade. Temos tido muito sucesso com outras parcerias como essa com a Firjan, como o Projeto EcoSocial. Mais uma vez, estamos avançando no sentido de dar oportunidades para pessoas que precisam”, pontuou Pipico.


Também estiveram presentes na cerimônia, entre outras autoridades, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio; o gerente operacional das Unidades Sesi/Senai de Niterói e São Gonçalo, Ricardo Pereira; e o consultor de Negócios da Firjan, Washington Cruz.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page