Axel discute com governador e prefeitos combate à covid


Prefeito Axel Grael (d) acompanha pronunciamento do governador ao lado de outros prefeitos da Região Metropolitana

O prefeito de Niterói, Axel Grael, se reuniu nesta sexta-feira (12) com o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, e outros prefeitos de toda a Região Metropolitana para discutir medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado. O Governo do Estado anunciou um pacote de restrições que servirão como direcionamento para as prefeituras. Os municípios podem, contudo, manter as suas próprias medidas restritivas, que se sobrepõem às normas do Estado. Niterói já tinha decretado, no dia 6 de março, uma série de iniciativas de contenção da proliferação do vírus. O funcionamento das escolas será discutido na semana que vem.


Durante o encontro, que aconteceu no Palácio Guanabara, foi ressaltado que o decreto do Governo do Estado é um balizador das políticas públicas, mas que o setor de serviços é regulado pelas prefeituras. O prefeito Axel Grael enfatizou a importância de dialogar com os outros municípios, principalmente os inseridos no contexto metropolitano do Rio.


“O país está vivendo o momento mais crítico dessa pandemia, com várias cidades brasileiras enfrentando o colapso nos sistemas de saúde. Niterói não é uma ilha. É preciso trabalhar em conjunto. Nos últimos dias, tivemos um aumento de quase 50% no número de internações no Hospital Municipal Oceânico, unidade exclusiva ao tratamento da Covid-19 na nossa cidade. Diante desse cenário, precisamos redobrar os cuidados. Não estamos medindo esforços para proteger os niteroienses, mas é essencial que cada um faça a sua parte, respeitando as medidas de restrição, evitando aglomerações e mantendo o máximo possível de distanciamento social”, defendeu.


O governador em exercício, Cláudio Castro, falou sobre as escolas, cujo fechamento ou reabertura será discutido junto aos prefeitos.


"Acabei de falar com o secretário Comte Bittencourt e disse que nós, em conjunto, decidiremos até semana que vem esse fechamento. Não iremos fechar hoje porque os prefeitos, junto do governo, vão decidir o que fecha ou não", explicou.


Restrições em Niterói - A Prefeitura de Niterói manterá, até pelo menos 21 de março, as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. De acordo com as medidas previstas no decreto publicado na última sexta (05), bares e restaurantes podem ficar abertos até 18h. Música ao vivo não é permitida. Os estabelecimentos comerciais de rua abrem às 10h e fecham às 19h. Shoppings centers abertos de 12h às 22h. O objetivo dessas alterações é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos horários.


O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas. A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida. A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, está recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.



Prefeito alerta para gravidade da pandemia

Em reunião virtual, Axel falou a 57 líderes comunitários sobre a gravidade do momento atual / Bruno Eduardo Alves

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou de uma reunião virtual com 57 lideranças comunitárias da cidade, na tarde desta sexta-feira (12). Durante o encontro online, o prefeito alertou sobre a gravidade deste momento da pandemia no País e a importância de proteger a cidade.


Axel Grael enfatizou que, além das medidas restritivas adotadas na última semana, foi retomada a sanitização nas ruas, haverá a distribuição de mais máscaras e que está sendo intensificada a fiscalização em toda a cidade. Ele citou também a prorrogação dos programas Renda Básica Temporária, de auxílio às famílias que mais precisam, e Empresa Cidadã, que está garantindo cerca de 12 mil empregos em Niterói.


“Estamos buscando, de todas as formas possíveis, a compra de vacinas. Não descansaremos enquanto os niteroienses não estiverem protegidos. Mas, não venceremos essa guerra sozinhos. Precisamos da contribuição de todos. Mantenham o maior nível de distanciamento possível, usem máscara e intensifiquem a higienização das mãos. Juntos, vamos passar por este que é o maior desafio da nossa geração”, reforçou o prefeito.


O prefeito ressaltou, também, que nos últimos dias foi registrado um aumento de quase 50% no número de internações no Hospital Municipal Oceânico, unidade exclusiva ao tratamento da Covid-19 na nossa cidade.


“Várias cidades brasileiras estão enfrentando o colapso nos sistemas de saúde. Niterói não é uma ilha. Diante desse cenário, precisamos redobrar os cuidados. Não estamos medindo esforços para proteger os niteroienses, mas é essencial que cada um faça a sua parte, respeitando as medidas de restrição, evitando aglomerações e mantendo o máximo possível de distanciamento social”, disse.


Calendário de vacinação - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o novo calendário de vacinação. Na próxima segunda-feira (15), serão vacinados idosos com mais de 77 anos. Na terça (16) e na quarta-feira (17), será a vez dos idosos com 76 anos. Quinta (18) e sexta-feira (19) serão vacinados idosos a partir de 75 anos.


Até a última quinta-feira (10), 38.834 pessoas já haviam sido imunizadas em Niterói. Desse total, 14.773 já receberam a segunda dose. Entre os idosos com mais de 78 anos, foram vacinados 18.699 com a primeira dose e 2.077 com a segunda. Foram vacinados 17.331 profissionais de saúde.


A imunização em Niterói está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, no drive thru no Campus Gragoatá da UFF e no Clube Central, em Icaraí. Para receber a primeira dose, os idosos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade (confira o calendário abaixo). A entrada nas policlínicas e no posto do Clube Central é autorizada das 8h às 16h, com imunização até as 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.


Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (http://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

1/3
300x250px - para veicular a partir do di
Leia também: