top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Axel e Rodrigo conversam com ministro da Justiça

O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o ex-prefeito e atual secretário Executivo da cidade, Rodrigo Neves, participaram na última quarta-feira (15/3) de duas reuniões em Brasília. Uma com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e outra com a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dwek.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

A pauta da reunião no Ministério da Justiça incluiu várias linhas de parceria para Niterói e a assinatura de um acordo de cooperação da Prefeitura com a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério da Justiça. O encontro também contou com a presença do procurador geral de Niterói, Francisco Soares; do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e do secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous.


Axel contou que o município vem investindo muito em ações na área de segurança pública e que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) integra as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil, e vem contribuindo com tecnologia de ponta para a segurança da cidade.


“Falamos muito sobre o Pacto Niterói Contra Violência, onde investimos muito na Segurança Pública, com a implementação do CISP, da Cidade da Ordem Pública, nas câmeras de monitoramento e em diversas políticas educacionais e sociais que contribuíram para conquistarmos os melhores resultados na área, nos últimos 20 anos”, detalhou.


Rodrigo Neves lembrou que, no dia em que o Governo Federal relançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que prevê ações de prevenção, controle e repressão da criminalidade, a Prefeitura de Niterói articulou a assinatura de um acordo de cooperação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Ministério da Justiça avançar cada vez mais na melhoria da segurança pública em Niterói e na região.


“Embora seja uma atribuição do Governo do Estado, a Prefeitura de Niterói contribui com a segurança pública desde 2013. Vamos manter essa integração, avançar com as ações do Pacto Niterói contra a Violência, protegendo a população e abrindo caminho para a cultura de paz”, afirmou o ex-prefeito.


De acordo com o procurador geral de Niterói, a reunião também marcou o alinhamento de ações da Prefeitura nas questões que dizem respeito à proteção do consumidor. Francisco destacou que o apoio do Governo Federal será muito importante nessa área.


“O encontro foi muito importante para alinharmos ações futuras comuns na área de Segurança Pública e Proteção ao Consumidor, especialmente com proteção ao superendividamento. Ter o apoio do Governo Federal nos ajudará muito a andar com projetos sobre esses assuntos”, pontuou.

Divulgação / Prefeitura de Niterói
Divulgação / Prefeitura de Niterói

Já a reunião no Ministério da Gestão e Inovação contou com a presença da secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti. Ellen abordou os avanços da transformação digital no município desde 2013, reforçando iniciativas como a integração dos sistemas, a implementação do processo eletrônico, do Portal de Serviços e o lançamento da Estratégia de Governo Digital. Durante a reunião, também foram debatidos temas como a nova Lei de Licitações e Contratos e o desenvolvimento dos servidores.


"Niterói é referência como uma cidade inteligente devido aos investimentos em inovação e tecnologia visando melhorar os serviços oferecidos à população. A agenda em Brasília foi muito positiva para o município, estamos estabelecendo muitas parcerias para tornar Niterói uma cidade cada vez mais digital, acessível, transparente e eficiente. Aproveitamos a reunião para apresentar o nosso Plano de Capacitação dos servidores, elaborado pela EGG, e o nosso sistema de planejamento, que também é referência entre os municípios", reforçou.


Pacto Niterói Contra a Violência


O Plano Municipal de Segurança Pública de Niterói, conhecido como Pacto Niterói Contra a Violência, conta com um investimento municipal de R$ 304 milhões. O programa atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.


O Pacto Niterói Contra a Violência resgatou a sensação de segurança nas ruas da cidade e alcançou índices de segurança pública que não eram registrados há mais de 20 anos.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page