top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Bagueira se reúne com representantes da Defesa Civil

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, participou, no início da semana, de reunião com o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, coronel Wallace Medeiros, e integrantes do Programa Voluntário Bombeiro Comunitário. Entre os temas discutidos está o apoio do programa ao trabalho já desenvolvido em Niterói de formação de moradores das comunidades para atuarem em situação de risco e na prevenção de acidentes naturais.

Divulgação

“Foi um encontro muito bom e que deve gerar desdobramentos visando maior agilidade e eficiência por ocasião de desastres naturais. O atual governo vem seguindo o plano, elaborado ainda na administração do ex-prefeito Rodrigo Neves, e aumentado significativamente o investimento em obras de contenção de encostas, desobstrução de rios e canais e na instalação de serviços de alarme e sirenes em caso de fortes chuvas ou ventos. No entanto, a participação da comunidade, se mantendo atenta e bem informada, é fundamental”, disse o vice-prefeito.


O secretário Wallace Medeiros, explicou que a proposta de integração do programa apresentado ao trabalho que a prefeitura já realiza na cidade é muito importante e soma aos esforços da Prefeitura.


“O morador da comunidade é a pessoa que mais rapidamente detecta uma ameaça, seja de inundação, desabamento, deslizamento e demais efeitos causados pela natureza ou falta de manutenção. Se bem treinado, pode ajudar muito a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos de socorro e fiscalização”, explicou o chefe da Defesa Civil Municipal.


Os representantes do Programa Comunitário levaram ao vice-prefeito também, a intenção de realizar, em Niterói, a chamada Corrida Prevencionista, uma competição esportiva de rua com objetivo de divulgar ações voltadas à prevenção de acidentes naturais.


Esse tipo de corrida já é realizado, em Brasília e outras cidades brasileiras, com muito sucesso e adesão. Tanto Bagueira quanto o coronel Wallace, gostaram da ideia e estudam implantar a corrida na cidade.


“Tudo o que sirva para engajar a comunidade que mora em áreas de risco é muito importante”, concluiu o vice-prefeito.


Desde o início do ano a população de Niterói pode acessar as imagens do novo radar meteorológico de alta precisão da Prefeitura. As imagens estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, responsável pela gestão dos dados e informações do equipamento, que fica localizado no Parque da Cidade, ponto estratégico que permite captar imagens tanto de Niterói como de municípios que estão dentro do raio de alcance de 100km.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page