Balão pega fogo e mata 8 pessoas durante passeio turístico em SC
- Da Redação
- 21 de jun.
- 2 min de leitura

Ao menos oito pessoas morreram na queda de um balão que pegou fogo e caiu na manhã deste sábado (21), com 21 pessoas a bordo, em Praia Grande, cidade catarinense que é um dos destinos mais conhecidos para prática de balonismo com ar quente.
A tragédia ocorreu por volta das 9h na cidade, que é famosa pelos passeios de balão sobre os cânions de grande beleza cênica da região, próxima ao Parque Nacional de Aparados da Serra e ao Parque Nacional da Serra Geral. O passeio turístico era promovido pela empresa Sobrevoar, especializada em voos de balão.
Informações do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina confirmaram que 13 sobreviventes foram resgatados na área do acidente e levados para atendimento médico, nenhum em estado grave.
Imagens do acidente circulam nas redes sociais e mostram o balão pegando fogo antes de despencar. Algumas pessoas se jogaram da cesta para escapar do fogo. As imagens também mostram o céu sem nuvens e o tempo firme na região em que os balões alçam voo.
O acidente ocorre menos de uma semana após a queda de um outro balão, com 30 pessoas a bordo, em Capela do Alto, no interior de São Paulo. Uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas.
Maçarico foi a causa
Segundo o depoimento do piloto do balão que caiu em Praia Grande - ele foi um dos sobreviventes e seu nome não foi divulgado -, o acidente foi causado por um maçarico. Ele relatou para a Polícia Civil do estado que o fogo começou no equipamento de maçarico auxiliar, que é usado para iniciar a chama que faz o balão subir.
"Esse maçarico estava dentro do cesto. Ele [piloto] não soube precisar se ficou aceso, se ele acabou tendo uma chama espontânea, mas que foi desse equipamento que estava dentro do cesto que acabou pegando fogo e pegando fogo no cesto. Esse é o relato do próprio piloto", disse o agente Tiago Luiz Lemos, responsável pela investigação.
Lula lamenta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota oficial para lamentar o acidente e colocar o governo federal à disposição das vítimas e autoridades locais.
“Quero expressar minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um balão na manhã deste sábado em Santa Catarina. E colocar o governo federal à disposição das vítimas e das forças estaduais e municipais que atuam no resgate e no atendimento aos sobreviventes”, diz o texto da nota, que foi publicada também nos perfis verificados de Lula nas redes sociais.
Comments