top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Banda do Ingá reúne cerca de 15 mil pessoas no Caminho Niemeyer

Comemorando 50 anos de tradição entre os foliões de Niterói, a Banda do Ingá reuniu cerca de 15 mil pessoas neste domingo (12), no Caminho Niemeyer. A animação do evento ficou por conta das bandas Bicho Solto, Os Intimistas, Axerê, e de um trio elétrico. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, filho de um dos fundadores e um dos organizadores do bloco, o desfile da Banda do Ingá já virou sinônimo do Carnaval de Niterói.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

“Tirando os dois anos da pandemia, ao longo desses 50 anos de existência a Banda do Ingá esteve presente em todos os carnavais da cidade. O bloco foi um dos primeiros a serem fundados em Niterói e é uma tradição. Temos muita história para contar depois de tantos carnavais. Começamos com cerca de 800 pessoas e hoje temos milhares. Já não é mais a Banda do Ingá somente, mas de Niterói inteira!”, destacou Gallo.


Segundo a presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Barbara Siqueira, a ideia é que o local receba cada vez mais eventos como este.


“Para nós, do Caminho Niemeyer, é um prazer estar recebendo a Banda do Ingá. Isso só prova como cada dia mais o Caminho vem se consolidando como potencial de entretenimento, cultura e lazer para nossa cidade. Este é um espaço para todos e onde todos podem contar com segurança e acessibilidade. Nosso objetivo é que tenhamos cada vez mais eventos por aqui”, afirmou Barbara Siqueira.


Ao contrário da última edição, em 2020, quando a banda saiu do bairro do Ingá e seguiu até o Caminho Niemeyer, neste ano o evento ficou totalmente concentrado no local.


O vendedor de automóveis Ivan Farias, de 51 anos, frequenta o bloco há 20 anos e aprovou a mudança.


“O Carnaval da Banda do Ingá aqui no Caminho Niemeyer ficou muito mais seguro. Todos foram revistados, o que minimiza a possibilidade de acontecer confusão e a gente pode curtir bem menos despreocupado. A organização deste ano está nota 10!”, comemorou Ivan.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Doações


Neste ano, a Banda do Ingá arrecadou cerca de oito toneladas de alimentos, que foram doados em troca dos abadás. Os alimentos serão entregues em oito instituições de caridade da cidade.


Sobre a Banda


Em 1973, após um pico de luz no bairro do Ingá, os donos da Padaria Teixeira – Seu Miro e Seu Antônio – ofereceram sorvete aos clientes e amigos, já que devido à falta de luz os produtos iriam estragar. Ainda no escuro, um grupo de amigos resolveu batucar nas caixas vazias dos sorvetes. Assim surgia a famosa Banda do Ingá, que hoje é tradicional no carnaval da cidade.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page