top of page
banner niteroi reveillon 780x90px.jpg

Barcas celebram 190 anos e lançam tour pela Baía de Guanabara

O Governo do Estado comemorou, nesta quinta-feira (23/10), os 190 anos do transporte aquaviário, com o lançamento de um passeio turístico pela Baía de Guanabara. A atração, que será aberta ao público no próximo dia 2 de novembro, ocorrerá sempre no primeiro domingo de cada mês.


Com aproximadamente duas horas de duração, o passeio terá um trajeto de partida e chegada na estação Praça XV e percorrerá pontos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Ilha Fiscal, Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). O ingresso custará R$169, com meia entrada para estudantes e quem comprovar ser morador do Rio. Idosos terão direito à gratuidade.


A ação de lançamento do programa — idealizado pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com o consórcio Barcas Rio — contou com a presença da primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Analine Castro, e ofereceu diversos serviços voltados às mulheres no entorno da estação Praça XV das barcas. A iniciativa reuniu órgãos estaduais em referência ao mês de combate e prevenção ao câncer de mama.


"É muito importante o resgate desse turismo para mostrar os encantos do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara, que vem passando por um processo de despoluição. Turismo é história e são 190 anos das barcas. Muitas gerações atravessaram e seguem atravessando essas águas, mantendo viva essa memória", destacou Analine Castro.


Divulgação / GovRJ
Divulgação / GovRJ

"Vivemos a nova fase de um sistema que tem quase dois séculos de hisria, com um novo operador e maior controle do Estado. O resultado disso está nas inúmeras melhorias já realizadas, como redução de tarifas e o recente início da implementação da biometria facial para coibir fraudes. É tempo de celebrar toda essa trajetória e olhar para o futuro, sem medir esforços para aprimorar cada vez mais o serviço e proporcionar eficiência e segurança para os passageiros", ressaltou a secretária Priscila Sakalem.


Histórico


Em circulação desde 1835, as barcas começaram a ser operadas oficialmente pela Companhia de Navegação de Nictheroy. Ao longo do tempo, outras empresas passaram a operar, como a Empresa Fluminense (1870), que modernizou a frota, e a Cia Ferry (1877), responsável por iniciar as travessias para Paquetá.


Na década de 1960, o serviço foi estatizado com a criação do Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STGB), vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, a operação passou para o governo estadual, sob a gestão da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (CONERJ).


Reprodução
Reprodução

A década de 1990 marcou uma nova mudança. Com a privatização da CONERJ, em 1998, a operação passou a ser gerida pelo consórcio Barcas S/A. Em 2012, o serviço passou a ser administrado pelo Grupo CCR, que permaneceu à frente da operação por mais de uma década.


Em fevereiro deste ano, o sistema começou a ser operado pelo consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual, por meio da Setram. Desde março, após a redução da passagem nas linhas Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas — proporcionando economia à população — foram registrados constantes recordes de passageiros. O quinto deles ocorreu no dia 12 de agosto, na linha Charitas, quando foi alcançada a marca de 7.699 usuários. O número representa um aumento de 75% em relação à média de usuários de 2024 e supera os 7.498 registrados em 1º de julho.


Ao longo dos oito meses dessa nova fase do sistema, diversas melhorias foram implementadas em prol dos passageiros, como a instalação de climatizadores em embarcações, a troca dos estofados da barca mais tradicional da frota e o aumento da oferta do transporte. Além disso, a biometria facial — parte das ações contínuas para aperfeiçoar o controle dos benefícios concedidos pelo Governo do Estado — já está sendo ampliada para todas as estações do sistema aquaviário.


Atividades na estação Praça XV


Com apoio das secretarias de Turismo e de Energia e Economia do Mar, a iniciativa contou com a oferta de diversos serviços para as mulheres, em frente à estação de barcas da Praça XV. O Detran proporcionou a emissão da Carteira Nacional de Identificação. Já o Programa Empoderadas levou uma equipe multidisciplinar para ações de conscientização e acolhimento, além de serviços de beleza, como maquiagem, design de sobrancelhas e massagem.


Quem precisou de informações sobre transporte escolar, matrícula e documentação de alunos foi atendido pela Secretaria de Educação, que também esteve presente no local. Também marcaram presença a Patrulha Maria da Penha, da PMERJ, e a Secretaria da Mulher, com a campanha "Não é não, respeite a decisão" e orientação sobre o uso do aplicativo Rede Mulher.


A Agetransp também compareceu com a campanha de conscientização “Respeito no Caminho”, chamando a atenção para o respeito às mulheres durante os deslocamentos no transporte público. A Secretaria de Trabalho e Renda também esteve presente, com oferta de vagas de empregos para mulheres. Além disso, mudas de plantas foram distribuídas pela Cedae.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner niteroi reveillon 300x250px.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page