Barroso confirma tentativa de invasão ao sistema do TSE


Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (Agência Brasil)

Em entrevista coletiva neste domingo (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que houve uma tentativa de invasão aos sistemas do tribunal. Ele disse, no entanto, que a tentativa de derrubada do sistema neste dia das eleições foi “totalmente neutralizada pelo TSE e pelas operadoras de telefonia, sem qualquer repercussão sobre o processo de votação”.

O ministro fez questão de ressaltar que todas urnas eletrônicas ficam fora de rede, de modo que não é possível afetar os resultados das eleições ainda que sejam feitos ataques nesse sentido.

"Não houve nenhum tipo de impacto", afirmou. O TSE investiga também um suposto vazamento de dados de funcionários da Corte, mas que não ocorreu agora. "Esse vazamento não é produto de um ataque atual, mas um ataque antigo, não fomos capazes de precisar quão antigo", disse Barroso.

“Depois dos ataques aos servidores do Superior Tribunal de Justiça, reforçamos a segurança dos nossos sistemas e uma das medidas foi o desligamento de um de dois dos principais servidores. Nós tiramos um servidor da rede e fizemos um backup de tudo que era importante e tiramos da rede, como garantia de que se por acaso o sistema não funcionasse e houvesse invasão, teríamos um servidor com todas as informações relevantes fora do sistema”, afirmou no início da tarde deste domingo.

Segundo o presidente do TSE, "com esse servidor desligado, o [servidor] remanescente sofreu uma sobrecarga e apresentou instabilidade há dois ou três dias. Esse desligamento em medida significativa afetou o desempenho ótimo do e-titulo”, informou, concluindo com um pedido de "desculpa pelo inconveniente” e dizendo que o tribunal está apurando “exatamente o que aconteceu para aperfeiçoar o sistema para que não aconteça esse tipo de transtorno”. O tribunal, segundo ele, está em contato com o Google e com empresa responsável pelo aplicativo para melhorar o serviço.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif