Bateria gigante usa areia para armazenar energia

A startup finlandesa Polar Night Energy criou um grande dispostivo de armazenamento de energia, alimentado por geradores solares e eólicos, e que utiliza areia como o único componente. A bateria gigante desenvolvida pela empresa é feita com um conteiner de aço medindo 4 x 7 metros, e preenchido com centenas de toneladas de areia.

Foto: Polar Night Energy / Divulgação

O material é durável e de baixo custo e pode armazenar muito calor sem dissipação a uma temperatura de cerca de 500 a 600 graus Celsius. Isso significa que, uma vez aquecido, o silo pode permanecer quente por meses com intervenção mínima.


Especificamente, o sistema pode descarregar um máximo de 100kW de energia térmica e tem uma capacidade total de energia de 8MWh. O armazenamento de energia é hoje um grande desafio para a geração por fontes limpas como a solar e a eólica, em grande escala.


A bateria de areia da Solução mais barata e eficiente já está em uso na Finlândia, aquecendo casas, fábricas e até uma piscina pública já está em funcionamento no distrito de Kankaanpää, na Finlândia, mantendo casas, escritórios, fábricas e a piscina pública local aquecidos.

Distrito de Kankaanpää, Finlândia / Divulgação

A startup surgiu em 2016, criada por dois jovens especialistas ​​em energia térmica. Eles tiveram a ideia ainda na universidade e passaram a desenvolvê-la através de uma parceria com o fornecedor de energia Vatajankoski e com o apoio do governo local.


O país enfrenta a falta de combustíveis com o aumento dos preços do gás. A Rússia cortou o fornecimento à Finlândia por esta se recusar a pagar em rublos. O país que tem invernos rigorosos depende de aquecimento para manter residências, indústria e comércio funcionando.





300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif