Belarus torna-se oficialmente país parceiro do BRICS
O presidente de Belarus Aleksandr Lukashenko, em uma carta enviada ao presidente da Rússia Vladimir Putin, disse que o país está pronto para se juntar ao BRICS como um país parceiro. A informação foi divulgada no site do Ministério das Relações Exteriores de Belarus.
O documento relevante foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores de Belarus Maksim Rizhenkov ao embaixador russo em Minsk Boris Grizlov durante uma reunião pessoal. Assim, o país se tornou oficialmente um parceiro do BRICS.
O presidente Lukashenko observou que a associação está fortalecendo constantemente a interação multilateral, tornando-se não apenas um símbolo, mas um dos pilares da multipolaridade. De acordo com ele, o espírito de respeito mútuo e igualdade, a atratividade de seus objetivos com lógica inexorável levam à expansão do BRICS.
O líder de Belarus também agradeceu a Putin por seu apoio, observando que o país se juntou à associação como parceiro durante a presidência da Rússia no grupo.
O ministério informa que o novo status de Belarus no BRICS prevê a participação permanente em sessões especiais de cúpulas e reuniões de ministros das Relações Exteriores. Além disso, os parceiros poderão participar da elaboração dos documentos finais do grupo, expandindo assim sua cobertura geográfica.
A lista de países parceiros do BRICS foi acordada na cúpula da associação, realizada na cidade russa de Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro. De acordo com Putin, a lista final será tornada pública depois que todos esses países responderem positivamente ao convite para integrar a associação nesse formato.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentarios