top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Biblioteca Nacional lança glossário digital ilustrado

A Biblioteca Nacional (BN) promoverá nesta quarta-feira (9/8), a partir da 15h, em sua sede no Centro do Rio, o evento de lançamento do Glossário Ilustrado de Livros Raros e Acervos de Memória. Elaborado no âmbito do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), o glossário é a primeira publicação do gênero da BN - instituição que é referência no Brasil nesta área.

Reprodução / FBN

O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BN e o glossário pode ser acessado gratuitamente no site da instituição.


Participarão da mesa o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; a Coordenadora de Acervo Especial da BN, Mônica Carneiro Alves; a chefe do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), Rosângela Rocha Von Helde; a Chefe-Substituta do PLANOR, Sílvia Fernandes Pereira; e a designer Carolina Balo, responsável pelo layout do glossário.

Divulgação / FBN

Publicação visa contribuir para a padronização


O glossário inclui mais de cem verbetes e um conjunto diversificado de imagens que apresentam o que há de mais fascinante e curioso na terminologia aplicada a livros raros e acervos de memória. Em formato interativo, traz hiperlinks que remetem a imagens e fontes bibliográficas do acervo da BN Digital e em domínio público, em sua maioria.


O projeto começou a ser elaborado a partir da necessidade, diagnosticada pela equipe da BN, de uma ferramenta técnica e especializada que elencasse informações padronizadas e contribuísse para a catalogação, elaboração de notas bibliográficas e descrição de livros raros e acervos de memória.

Reprodução

A crescente demanda por consultorias técnicas prestadas pelo PLANOR levou à constatação de uma carência - por parte de instituições e profissionais que trabalham com acervo raro e de memória - de publicações que os auxiliem no entendimento e descrição de seus itens.


Atualmente, os profissionais que mais interagem nesse processo são os arquivistas, bibliotecários, conservadores, historiadores, museólogos, paleógrafos, filólogos, pesquisadores, profissionais da área de Letras, Belas Artes, Tecnologia da Informação, gravadores, ilustradores, editores, restauradores, entre outros.


“O glossário é uma publicação diferenciada, de grande valor editorial, única em sua forma, necessário instrumento de pesquisa e de trabalho, ferramenta de padronização terminológica, além de fonte inestimável de conteúdo informativo. Apesar de ter sido pensado inicialmente para uso e público bem específicos, tem um público potencial muito maior - como é o caso de profissionais da área de editoração, designers, artistas plásticos, colecionadores e apaixonados por livros em geral - uma vez que seu título e aplicação podem ser técnicos, mas o conteúdo é de interesse coletivo”, afirma Carolina Balo, designer responsável pelo projeto gráfico.


A equipe da BN pesquisou diferentes fontes de informação: anais, artigos técnicos, catálogos, dicionários, dissertações, enciclopédias, glossários, livros, manuais, normas técnicas, sites, vocabulários, e contou também com consultorias especializadas

Reprodução / FBN

Sobre o PLANOR


Criado em 1983, o Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) tem como objetivos identificar e recuperar obras raras existentes, não só na Fundação Biblioteca Nacional, como em outras instituições e acervos bibliográficos do país.


No seu âmbito de ação, fornece orientações e presta assessoria técnica para a gestão de acervos raros, realiza visitas com emissão de pareceres técnicos, promove eventos e cursos de capacitação profissional, participa de grupos técnicos e de pesquisa e gerencia o Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional (CPBN), que reúne dados de obras raras dos séculos XV ao XIX, de instituições públicas e privadas.


Além disso, o programa realiza o Encontro Nacional de Acervo Raro (ENAR) - evento bienal para troca de informações e experiências - publica semestralmente o Boletim Informativo do PLANOR e organiza o Guia do Patrimônio Nacional de Acervos Raros e Antigos, obra de referência que relaciona informações sobre bibliotecas e instituições curadoras de acervos raros e especiais em todo o Brasil.


Agenda


Lançamento “Glossário Ilustrado de Livros Raros e Acervos de Memória”

Data: quarta-feira, 09/08

Horário: 15h às 16h30

Transmissão ao vivo pelo YouTube

Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page