Biblioteca de Niterói tem programação virtual em setembro

vida de Luís Câmara Cascudo é tema de um evento nesta quinta (3/9), às 15h, nas redes sociais da Biblioteca Parque de Niterói. O público poderá conhecer detalhes da biografia e da obra do antropólogo, e saber mais sobre personagens das lendas brasileiras — João de Barro, Lobisomen e Saci Pererê, entre eles — registrados nos verbetes de seu "Dicionário do Folclore Brasileiro".

Emilson Garcia. Divulgação/PMN

A biografia de Cascudo será contada de forma bem acessível, em um vídeo de 15 minutos. A programação virtual da BPN na primeira quinzena de setembro traz ainda contações de histórias, oficina de arte e Semana da mobilidade. Para assistir, basta acessar as páginas da Biblioteca Parque de Niterói no Facebook e no Instagram (@bibliotecaniteroi).


Confira a agenda:


Conecta Oficina: Emilson Garcia - A vida de Luis da Câmara Cascudo

3/09 - quinta-feira, às 15h

A vida de Luis da Câmara Cascudo. A proposta é falar um pouco sobre a vida do Luis da Câmara, quem foi esse Antropólogo tão importante para o país, explicando os significados dos verbetes regionais que aparecem nas lendas (João de Barro, Lobisomen, Saci Pererê, etc). Contação da história de uma forma simplificada, em um vídeo de 15 minutos, e conversa sobre algumas lendas registradas nestes preciosos dicionário e biografia.


Conecta Biblioteca Infantil: Contação com Tuini Bitencourt

5/09 - sábado, às 11h

Histórias do Jardim do Mundo é uma série de histórias que tem como tema principal a relação entre a Infância, a Natureza e o Encanto. Nesta edição tem “O caminhante e as sementes”. Um Caminhante se movia a passos largos pelo mundo, sempre com pressa de chegar. Sua tarefa era espalhar sementes por todos os lugares. Até que quando estava prestes a subir uma grande montanha, o Caminhante percebe que, por correr tanto, havia perdido o seu precioso saco de sementes. E essa escalada, longa e lenta, guarda para ele um lindo presente.


Conta e cria: Quem tem medo de quê?

11/09 - sexta-feira, às 15h

Medo de Covid, escuro, injeção, cachorro ou avião. Todo mundo tem um medo escondido que pode ser aliviado. A partir das histórias da coleção “Quem tem medo de que”, da Ruth Rocha, o público vai descobrir um pouco mais sobre os medos que habitam nas pessoas.


Conecta Leitor: Semana da Mobilidade

15/09 - terça-feira, às 15h

Semana Mobilidade Urbana: Indicação de livros da sala História Fluminense relacionados à mobilidade urbana.


1/3
300x250px.gif